Risco de inviabilidade
Ações de improbidade podem inviabilizar candidatura à presidência da FMF
Embora a eleição da FMF não seja um pleito público convencional, o setor esportivo segue critérios rigorosos de idoneidade
Esporte | 25 de Novembro de 2025 as 11h 24min
Fonte: Folha do Estado

A possível tramitação de novas ações de improbidade administrativa contra o empresário João Dorileo Leal tem colocado sua candidatura à presidência da FMF sob forte pressão. Vários clubes já manifestam desconforto com a situação, que, se confirmada, pode gerar graves problemas de governança na entidade.
Dorileo supostamente já responde a processos de improbidade administrativa movidos pelo Ministério Público de Mato Grosso. Caso a nova ação exista, ela se juntará aos outros processos já em curso, aumentando o passivo judicial do candidato.
Embora a eleição da FMF não seja um pleito público convencional, o setor esportivo segue critérios rigorosos de idoneidade. O artigo 65 da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) é claro: quem estiver impedido de disputar cargos públicos por decisão judicial transitada em julgado também fica proibido de ocupar cargos diretivos em entidades desportivas, independentemente da natureza jurídica da instituição.
Nesse cenário, a continuidade das ações judiciais contra o candidato traz implicações diretas para a federação. Uma eventual condenação definitiva poderá resultar no afastamento imediato do dirigente, caso ele seja eleito, ou até mesmo impedir sua posse, gerando insegurança jurídica e instabilidade política na FMF.
As federações precisam cumprir padrões de governança, integridade e transparência para manter o reconhecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o acesso a recursos públicos ou programas federais destinados ao esporte.
Outro ponto é o impacto nos clubes e ligas filiados. A instabilidade na liderança da FMF prejudica negociações, repasses financeiros, organização de campeonatos e a interlocução com órgãos públicos e privados. Uma disputa judicial paralela envolvendo o presidente, compromete processos internos e gera insegurança para dirigentes, técnicos e atletas.
Assim, o avanço das possíveis ações de improbidade torna a candidatura do empresário um projeto de alto risco, pois se houver condenação definitiva nas ações em andamento, ele será declarado inelegível e ficará impedido de assumir ou permanecer no comando da FMF.
Notícias dos Poderes
Cuiabá recebe o MT Warriors Championship com entrada gratuita
O espaço possui capacidade para mais de mil pessoas, entre arquibancadas e área exclusiva. Saiba como retirar os ingressos
09 de Setembro de 2026 as 17h26Festeja Sinop: inscrições para o passeio ciclístico Ciclo Festeja encerram nesta quinta-feira (3)
1ª edição do Ciclo Festeja será realizada na segunda-feira (7), com percurso de 20 quilômetros entre o Residencial Paris e a Praia do Cortado
02 de Setembro de 2026 as 10h04Alunas da UFMT de Sinop representam o estado no JUBs 2026
Time feminino de basquete entra em quadra nesta edição do Jogos Universitários Brasileiros levando o nome de Sinop ao cenário nacional
31 de Agosto de 2026 as 18h202º Festival do Projeto Vôlei na Base reúne cerca de 250 alunos em Sinop
20 de Agosto de 2026 as 08h437ª Edição do Passeio Ciclístico Sicoob reúne mais de 1.800 pessoas em Sinop
17 de Agosto de 2026 as 14h35Corrida de rua ganha força em Sinop e movimenta rotina da cidade
Grupos de treinamento, provas com inscrições esgotadas e serviços especializados mostram como a modalidade deixou de ser uma prática isolada na cidade
14 de Agosto de 2026 as 15h10Sinopense é vice-campeão brasileiro de xadrez e chega a 14 pódios nacionais
10 de Agosto de 2026 as 13h30Prefeitura abre inscrições para os 34º Jogos Olímpicos e os 3º Jogos Paralímpicos
Competições integram a programação do Festeja Sinop 2026 e terão novas modalidades nesta edição
07 de Agosto de 2026 as 14h00