Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Estreitando laços

UFMT recebe representantes de universidade do Equador

Encontro aproxima instituições, que planejam intercâmbio de servidores

Educação | 25 de Outubro de 2021 as 08h 49min
Fonte: Redação com assessoria

Com o objetivo de estreitar os laços de cooperação universitária, representantes da Universidad Técnica de Ambato (UTA), do Equador, estiveram na reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta sexta-feira (22), discutindo o intercâmbio de docentes e técnicos-administrativo, o desenvolvimento de pesquisas em conjunto e cursos de idiomas.

“A UFMT e a UTA são universidades parecidas em questão de idade, número de estudantes e cursos ofertados; também não estamos em grandes centros e ambas têm interesse em ampliar suas pesquisa e desenvolver seus recursos humanos. Essas são semelhanças que nos motivam a buscar soluções para problemas em comum, o que nos dá a oportunidade de imbricar nossa relação em torno de um objetivo bem definido”, afirmou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.

Em resposta, a vice-reitora acadêmica da UTA, professora Mary Cruz, apontou que a relação entre as duas universidades já têm sido bastante produtiva e o intercâmbio de docentes e técnicos fortaleceria isso. “Queremos ampliar um pouco isso, integrando docentes e técnicos e continuar com o trabalho já desenvolvido com estudantes. Para os professores, isso significa aumentar a qualidade da pesquisa e, para os técnicos, a experiência de conhecer a realidade administrativa da outra instituição”, disse.

O próximo passo é a criação de um grupo de trabalho que, analisando o portfólio de cada uma, ficará responsável por encontrar as áreas de atuação em comum entre as universidades, tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão. Na UFMT este trabalho será conduzido pela Secretaria de Relações Internacionais (Secri).

“Nossa ideia é que o intercâmbio se propague para além do ensino, englobando pesquisa e extensão também e, desta forma, crie conexões que possam dar origem a trabalho em conjunto que somem às duas universidades”, afirmou Deberson Jesus, Secretário de Relações Internacionais em Exercício.

“Diferente do intercâmbio que a gente geralmente pensa, a mobilidade em pesquisa deixa legados muito mais longos, por estreitar o laço entre os professores das duas Instituições e dar condições para manter projetos mais longos”, concluiu o Pró-reitor de Pesquisa, professor Leandro Battirola.

Uma das primeiras ações em desenvolvimento é a possibilidade de intercâmbio para servidores envolvendo, além da oportunidade de pesquisar e conhecer a estrutura administrativa da outra Instituição, um curso de três meses do idioma em espanhol no Equador e de português no Brasil.

Também estiveram na reunião os professores da UFMT Vinicius Pereira, da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg) e Flávia Botelho, da Secri; e o Diretor de Relações Internacionais da UTA, Pablo Ulloa.