Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 21 de Julho de 2025

Menu

Clima seco

Semana começa com clima seco e deixa interior do país em alerta

Condições secas favorecem colheita de grãos da segunda safra, mas geram atenção quanto ao risco de queimadas

Educação | 21 de Julho de 2025 as 06h 46min
Fonte: Globo Rural

Foto: Divulgação

Toda a região Centro-Oeste e municípios do interior do Sudeste devem começar a semana com condições de ar mais secas. O clima é favorável para o andamento dos trabalhos de colheita da segunda safra, para produtos como o milho, mas deixa um alerta quanto ao risco maior para queimadas que são corriqueiras nesta época do ano.

"Ar ainda muito seco entre Goiás, leste e nordeste de Mato Grosso – com umidade do ar em alerta, valores entre 20 e 12%", informou a Climatempo em boletim neste domingo (20/7).

De acordo com previsão da empresa de meterologia, o ar permanece seco no interior da região Sudeste, com umidade entre 30 e 21% desde o oeste, noroeste, norte e Triângulo de Minas, até áreas do oeste e norte paulista.

Além disso, "começo de semana com temperaturas mais baixas no leste e sul de SP e no sul de MG – possibilidade para nevoeiro na Grande SP, em Campinas (SP) e na região da Zona da Mata Mineira nas primeiras horas da manhã", ressaltou a Climatempo.

Sul

O frio que atingiu diversas áreas do Sul continua. A segunda-feira (21/7) pode começar com nevoeiro no Rio Grande do Sul, na região do Vale do Itajaí (SC) e no leste do Paraná.

Segundo a Climatempo, a condição para geada ainda fica restrita às serras gaúcha e catarinense, além de cidades do extremo sul do Paraná, como General Carneiro.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o Paraná pode ter as temperaturas mais baixas do país na segunda-feira, com mínima de 7 ºC em Curitiba (PR). Nas demais capitais da região, Florianópolis (SC) tem mínima estimada em 14 ºC, enquanto Porto Alegre (RS) pode chegar a 10º C.

No entanto, a pior parte do inverno já passou na região Sul e o que resta da estação não deve trazer frio com a intensidade e persistência observadas entre a segunda metade de junho e o começo de julho.

"Haverá ainda vários dias de frio, alguns gelados, mas que vão ser intercalados por períodos mais amenos ou até quentes durante agosto em contraste ao tempo muito frio persistente de grande parte da primeira metade do inverno meteorológico", afirmou a MetSul Meteorologia em boletim no domingo.

Norte e Nordeste

No Norte do país, a Climatempo prevê tempo instável com pancadas concentradas entre Roraima, oeste do Pará e Amapá. "Atenção para ocorrência de chuva forte com trovoadas", disse a empresa.

O tempo segue firme e mais seco desde Rondônia até o Tocantins. Em Palmas (TO), a Umidade Relativa do Ar (URA) fica em alerta, abaixo de 20%.

"Todo o interior nordestino com risco para umidade muito baixa e condição para ventos moderados – rajadas entre 40 a 50 km/h e calorão entre sul do Maranhão e Piauí", acrescentou a Climatempo.

A previsão ainda indica que Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PR) e São Luís (MA) terão períodos de sol e chuva moderada, de forma mais localizada.