Em Londres
Seduc leva experiência de Mato Grosso ao Fórum Mundial de Educação
Secretária participa de debates sobre avaliação da aprendizagem, formação de professores, inclusão e os desafios da educação pública nos próximos anos
Educação | 19 de Maio de 2026 as 12h 08min
Fonte: Rui Matos | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação, participa, de 16 a 20 de maio, em Londres, do Fórum Mundial de Educação. O encontro reúne ministros, secretários e representantes governamentais de mais de 100 países para discutir os rumos da educação diante de temas que já pressionam os sistemas de ensino em diferentes partes do mundo.
A edição de 2026 tem como tema “Educar para um Futuro Compartilhado: Paz, Planeta, Propósito e Caminhos”. A programação concentra debates sobre inovação educacional, desenvolvimento de competências, cooperação internacional e o papel da escola na preparação das novas gerações.
A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, participa como palestrante em um painel sobre atuação docente, processos pedagógicos e desenvolvimento profissional dos professores. A sessão discutirá o papel dos educadores na melhoria da qualidade da educação e dos sistemas de ensino, com foco em políticas de apoio, valorização e formação continuada.
O debate também deve abordar caminhos para fortalecer a aprendizagem dos estudantes, desde a preparação inicial dos professores até oportunidades de liderança, de reconhecimento público e de mecanismos de acompanhamento que contribuam para uma carreira docente mais qualificada e respeitada.
Para Flávia, a presença de Mato Grosso no fórum permite observar experiências internacionais e, ao mesmo tempo, apresentar caminhos adotados pela rede estadual, como no caso do regime de colaboração
“A alfabetização, quando discutida no contexto mundial, não pode ser vista de forma isolada. Ela conversa com o currículo, a avaliação, a formação do professor e com a capacidade de cada sistema educacional de acompanhar o estudante antes que as dificuldades se aprofundem”, destacou.
A secretária também acompanha discussões sobre estratégias para a educação de meninas, barreiras ao acesso e à permanência na escola, educação infantil, inclusão, avaliação e transformação digital.
“São temas que interessam diretamente à educação pública de Mato Grosso. O que buscamos é compreender como outros países enfrentam problemas semelhantes e quais respostas podem dialogar com a realidade das nossas escolas”, completou Flávia Soares.
Na programação, a secretária também participa da sessão paralela “Investimento nos professores para fortalecer os sistemas de ensino”. O debate trata do papel dos docentes na melhoria da qualidade da educação e aborda desde a formação inicial até o desenvolvimento profissional contínuo, as oportunidades de liderança, o reconhecimento público e os mecanismos de apoio ao trabalho em sala de aula.
Além de Flávia Soares, representando o Brasil, participam dessa plenária Mugenyi Cleophus, comissário para a Educação Básica de Uganda; Azmi Mahafzah, ministro da Educação Superior e Pesquisa Científica da Jordânia; Robert Tarn, CEO do Gems School of Management, da GEMS Education; e Peter Scott, presidente da Commonwealth of Learning, como moderador.
No grupo brasileiro que participa do evento, também estão representantes dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e da Paraíba.
A agenda do Fórum Mundial de Educação segue até quarta-feira (20.5), com sessões técnicas, programação oficial, encontros de networking, recepção do Governo Britânico e plenária de encerramento.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Escolas particulares de MT vão à Justiça contra lei que pune por recusa de alunos neurodivergentes
Sindicato que representa escolas particulares vê falta de devido processo legal e punição automática sem direito a ampla defesa e contraditório em lei aprovada pela AL que pune com descredenciamento da rede e multa de mil UPF´s estabelecimentos que
03 de Junho de 2026 as 12h50UFMT cai 33 posições em ranking das melhores universidades do mundo
Levantamento do CWUR aponta a instituição na 1.778ª colocação global; cenário nacional mostra que 87% das universidades brasileiras perderam posições em 2026.
02 de Junho de 2026 as 10h27Senado aprova piso salarial de professores em R$ 5.130,63
Texto segue agora para sanção presidencial; remunerações dos profissionais da educação básica são pagas pelas redes de ensino de estados e municípios, a partir de recursos do Fundeb
27 de Maio de 2026 as 09h45Seduc convoca estudantes após resultado final de formação de pilotos
Alunos têm entre 25 e 29 de maio para entregar documentação para efetivação das matrículas; início das aulas está previsto para 1º de junho
22 de Maio de 2026 as 16h35Seduc abre consulta em 24 escolas para ampliar modelo cívico-militares em MT
Votação será realizada nos dias 8 e 9 de junho; se aprovada nas unidades, rede estadual poderá chegar a 251 escolas nesse formato de gestão
22 de Maio de 2026 as 12h16MT atinge meta de 10,1 mil matrículas no ensino técnico integrado
Em 2026, foram matriculados 6.628 novos alunos, um aumento de 90,7% em relação ao ano passado
19 de Maio de 2026 as 16h00Governo de MT alcança 75% de crianças alfabetizadas na idade certa e é reconhecido pelo Senado
Resultado do Estado supera a meta projetada para o período e ultrapassa patamar previsto para 2028
19 de Maio de 2026 as 12h07