Série de visitas
Secretário estadual visita Campus Sinop, reforça aproximação e apoio a universidades
Educação | 10 de Junho de 2025 as 07h 33min
Fonte: Assessoria
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, esteve na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop, esta manhã, como parte de uma série de visitas às instituições de ensino superior do interior do estado.
A iniciativa visa aproximar o Governo de Mato Grosso das universidades e fortalecer a integração entre políticas públicas e produção científica.
Durante a visita, o secretário estadual destacou a importância de levar as ações da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação para além da capital, promovendo um diálogo mais próximo com os pesquisadores locais. “É a gente trazer para dentro do Campus de Sinop um pouco do que nós estamos fazendo em Cuiabá com a nossa Secretaria Adjunta.”
Segundo Kardec, a cidade de Sinop é referência em pesquisa, com um banco de pesquisadores de destaque que já contribuem com projetos encomendados pela própria Secretaria. A visita também teve como objetivo reforçar os laços com a universidade e valorizar os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos na região. “Aqui em Sinop a gente tem um banco de pesquisadores importantes, nós já fizemos encomendas aos pesquisadores de Sinop. É realmente interagir com a academia, especialmente nessa integração entre o que o Estado vê de potenciais na área da pesquisa, na área de desenvolvimento de projetos e aquilo que a academia já desenvolve”.
A ação dentro do Campus Sinop contou com uma reunião entre o secretário e vários professores/pesquisadores que expuseram suas dificuldades na área de projeto/pesquisa. O secretário estadual garantiu apoio necessário, dentro das possibilidades de sua pasta.
A agenda do secretário incluiu ainda visitas à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), ambas em Sinop. De acordo com Allan Kardec, a proposta é alcançar todas as instituições de ensino superior e técnico. “Essa visita é aqui na UFMT de Sinop, mas vai ser para outras universidades também. Faremos a visita na Unemat e IFMT. Todas as instituições de ensino superior terão essa visita nossa, para que a gente possa ir ao encontro dos pesquisadores e não só esperar os pesquisadores buscarem a gente”.
O secretário reforçou ainda que o governo do Estado pretende atuar de forma proativa, estabelecendo um diálogo direto com os profissionais da ciência e tecnologia em seus próprios espaços de atuação. “A gente quer ter essa proatividade num diálogo direto com a universidade onde ela está.”
Notícias dos Poderes
Governo paga R$ 5 mil por nota máxima em redação no ENEM
Segundo o governador Mauro Mendes, a iniciativa busca reforçar a valorização da educação pública e estimular os estudantes a se dedicarem ainda mais à prova
03 de Dezembro de 2025 as 11h11UFMT terá campus em Lucas do Rio Verde a partir de 2026; veja cursos
Campus irá oferecer, inicialmente, quatro cursos a partir do próximo ano.
28 de Novembro de 2025 as 10h20Lula sanciona veto a linguagem neutra em atos do governo
Nova lei estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples e restringe o uso de linguagem neutra em textos da administração pública
18 de Novembro de 2025 as 15h06Estudantes de MT poderão receber até R$ 5 mil por nota alta na redação do Enem; entenda
Medida faz parte do Prêmio Redação Nota Mil, lançado neste ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)
17 de Novembro de 2025 as 09h45UFMT é a 38ª melhor universidade do país, avalia estudo
A instituição é a única mato-grossense entre as 50 primeiras
12 de Novembro de 2025 as 09h18Seduc reforça diálogo com professores e estudantes em visitas técnicas no Polo Sinop
Até dezembro, o programa de escuta ativa terá passado pelas 13 Diretorias Regionais de Educação do estado
11 de Novembro de 2025 as 16h01Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
10 de Novembro de 2025 as 10h00Seduc amplia prazo e Matrícula Web para novos alunos segue até segunda-feira (10)
Famílias têm mais tempo para garantir vaga na rede estadual; solicitação deve ser feita on-line
07 de Novembro de 2025 as 06h57