Educação
Sancionada a lei que cria a escola militar em Mato Grosso
O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) tem duas leis sancionadas; parcelamento de IPVA foi a primeira.
Educação | 15 de Julho de 2019 as 15h 22min
Fonte: Joelma Pontes - Gabinete do deputado Silvio Fávero

Foi sancionada no último dia 12, e publicada em Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira (15), a Lei nº 10.922 que cria no âmbito de Mato Grosso as escolas militares. A medida prevê a criação ou transformação das unidades específicas da rede pública de ensino fundamental e médio do estado. A norma é de autoria do deputado estadual Silvio Fávero (PSL).
Mato Grosso conta hoje com oito escolas militares nas cidades, sendo sete comandadas pela PM , localizadas nos municípios de Cuiabá, Confresa, Juara, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis, e uma dos Bombeiros Militares de Mato Grosso, em Alta Floresta. Vale ressaltar, que as unidades de Mato Grosso estão no ranking dos colégios públicos com melhores índices de desempenho. A avaliação é do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o parlamentar, o intuito é oferecer excelência no ensino, além de transmitir valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, o respeito à família, à pátria e o incentivo ao esporte. “Respeito ao professor, inclusive, que tem sido alvo de violência em sala de aula”, destacou Fávero.
Segundo o deputado, a Lei não traz novidade, já que em outros estados as escolas militares já são realidade, mas que a regulamentação dela trará bons resultados futuramente. “A maioria dos estados brasileiros já possui colégios administrados pelo Exército ou Polícia Militar, todos formalmente definidos como escolas públicas, apesar de comumente haver cobranças ou pedidos de contribuição de taxas mensais, mas que servem para a manutenção dos colégios”, argumentou Fávero, ao defender que a escola militar surgiu da necessidade de reverter situação deplorável em que se encontra a educação no Brasil.
Conforme a lei, os colégios serão implementados em conjunto com as Secretaria de Estado de Educação e de Segurança Pública. Dessa forma, criar mecanismos que favoreçam educação de qualidade, policiamento comunitário, e o enfrentamento da violência no ambiente escolar visando à promoção da cultura de paz e o pleno exercício de cidadania. A lei, se sancionada, permitirá a realização de convênios com órgãos federais, estaduais, municipais e privados, para aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
Segundo o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar, coronel Ronelson Jorge Barros, a diferença do colégio militar é o projeto político-pedagógico que tem como base o modelo paramilitar, ou seja, a organização particular de cidadãos não armados, mas fardados e sem pertencerem às forças militares regulares. “Nosso foco é o bom resultado, a disciplina, a motivação para o estudo contínuo e não apenas o estudar para a prova, além, claro de passar valores”, disse.
O deputado, em seis meses de atuação na AL, teve duas leis sancionadas. A primeira, Nº 10.889 de maio de2019, que permite o parcelamento por meio de cartão de crédito, das multas, licenciamento e IPVA. A segunda, a Lei nº 10.922.
Notícias dos Poderes
Sesi oferta 250 vagas gratuitas para EJA em Sinop e Várzea Grande
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 25.05, e o início das aulas está agendado para o dia 26/05/2025
06 de Maio de 2025 as 11h23Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, mostra pesquisa
05 de Maio de 2025 as 11h18Pais e responsáveis devem atualizar cadastro escolar nas 628 escolas da Rede Estadual
Mato Grosso tem 333.958 alunos matriculados nas escolas estaduais; atualização é um procedimento obrigatório
10 de Abril de 2025 as 15h38Governador assinou edital para 1.500 vagas de professor na Seduc
Mauro Mendes também enviou projeto de lei para flexibilizar hora-atividade
02 de Abril de 2025 as 08h02Sesi disponibiliza 400 vagas gratuitas para EJA em Sinop, Várzea Grande e Rondonópolis
As matrículas vão até o dia 04 de abril de 2025, e o início das aulas está agendado para 07 de abril de 2025
31 de Março de 2025 as 10h07MT é o 2º estado com mais alunos de 15 a 17 anos fora das salas de aula, aponta IBGE
Região Centro-Oeste também registrou o 2º pior índice de frequência escolar do Brasil em três faixas etárias. Entre as capitais, Cuiabá é a 9ª com maior número de pessoas de 25 anos ou mais com nível superior completo
27 de Fevereiro de 2025 as 08h25Senac abre inscrições para 640 vagas em cursos técnicos gratuitos a distância em MT
As oportunidades são para as áreas de Administração, Logística, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Secretariado, Contabilidade, Qualidade, Guia de Turismo, Óptica, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias
25 de Fevereiro de 2025 as 16h41Concluintes do ensino médio poderão sacar poupança
MEC começará a pagar, na terça-feira (25/2), incentivos aos alunos que concluíram uma das séries do ensino médio e aos que fizeram o Enem em 2024. Aprovados no 3º e 4º ano podem retirar até R$ 1.200
23 de Fevereiro de 2025 as 14h20