Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Setembro de 2025

Menu

Alternativa

Roupa à prova de tubarões: novo traje resiste a mordida e pode salvar surfistas

Novo material flexível e resistente pode salvar vidas, além de abrir caminho para alternativas não letais com tubarões

Educação | 27 de Setembro de 2025 as 08h 29min
Fonte: Um só Planeta

Foto: Flinder University

Pesquisadores desenvolveram uma roupa de mergulho resistente a mordidas de tubarões, inclusive do temido tubarão-branco. O material, feito com fibras leves e polietileno de ultra-alto peso molecular, alia proteção e flexibilidade, tornando-se mais viável para uso recreativo do que os antigos trajes de malha de ferro. Imagens recentes mostram o tecido sendo testado contra um grande tubarão-branco em condições controladas. Mesmo sob a pressão da mordida, o material permaneceu intacto. As informações são do site Dailymail.

Segundo o professor Charlie Huveneers, líder do Southern Shark Ecology Group, os trajes não eliminam todos os perigos, mas podem reduzir significativamente traumas e perda de sangue em ataques: “Nossos resultados indicam que essas roupas podem salvar vidas ao diminuir os efeitos de lacerações graves e perfurações”.

O estudo testou quatro tecidos batizados de Aqua Armour, Shark Stop, ActionTX-S e Brewster. Todos se mostraram eficazes contra mordidas de tubarões-brancos e até de tigres. “Embora houvesse pequenas diferenças entre eles, todos reduziram danos críticos que normalmente resultariam em hemorragias severas ou até amputações”, explicou o pesquisador Tom Clarke, da Flinders University.

Tubarão-branco — Foto: Unsplash/Oleksandr Sushko
Tubarão-branco — Foto: Unsplash/Oleksandr Sushko

Dados da Universidade da Flórida apontam que, em 2023, dobrou o número de mortes, oriundas de ataques de tubarões. Foram 10 fatalidades registradas. Os cientistas esperam que os trajes resistentes a mordidas incentivem o abandono de medidas letais contra tubarões — como abates e redes de contenção — e fortaleçam soluções de convivência.

“Nosso estudo mostrou que esses materiais podem reduzir o impacto até mesmo de mordidas severas de tubarões de 3 metros, o que abre espaço para estratégias de mitigação não letais”, reforçou Clarke. Estima-se que um milhão de tubarões sejam mortos por ano, a maioria pela prática de cortar barbatanas para sopa.