Novo prazo
Rematrículas para estudantes da rede estadual são prorrogadas até o dia 17 de novembro
A solicitação é obrigatória a todos os estudantes do ensino fundamental, ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação | 30 de Outubro de 2023 as 11h 44min
Fonte: Rayane Alves - Seduc-MT

As rematrículas dos estudantes da rede estadual de ensino foram prorrogadas até o próximo dia 17 de novembro. Agora, pais ou responsáveis que não conseguiram fazer a rematrículas dos filhos terão nova oportunidade para rematricular o estudante para o ano letivo de 2024.
A solicitação é obrigatória a todos os estudantes do ensino fundamental, ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, a rede estadual conta com 328.005 alunos, atualmente.
A rematrícula pode ser feita pela internet, por meio do aplicativo MT Cidadão ou do Portal MT GOV, o Portal Unificado de Serviços do Governo de Mato Grosso. O sistema permite que os responsáveis acompanhem o processo de rematrícula e recebam notificações sobre prazos e outras informações.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a informatização do processo é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).
Porém, quem não conseguir se inscrever pelo portal ou não tiver acesso à internet, pode se deslocar até a escola desejada, que terá uma equipe apta para realizar o atendimento necessário. Desta forma, a Seduc garante alternativas viáveis e inclusivas para que todos os alunos possam realizar a rematrícula de forma adequada.
“A utilização da tecnologia na rematrícula traz benefícios significativos, tanto em termos de agilidade no processo quanto na comodidade, já que o estudante ou os pais podem fazer todo o passo a passo sem sair de casa”, disse o secretário.
A rematrícula é um processo fundamental para o planejamento escolar do próximo ano letivo, que está previsto para iniciar na primeira quinzena de fevereiro de 2024. Isso permite que as Diretorias Regionais de Educação (DREs) tenham uma visão mais clara sobre a quantidade de vagas disponíveis em cada escola e, assim, seja capaz de tomar decisões estratégicas para atender a demanda.
Por fim, o secretário pontua que ao realizar a rematrícula no prazo estabelecido, os estudantes garantem o acesso à educação e contribuem para a organização das turmas e da infraestrutura escolar.
A implantação desse sistema também contribui para a redução de gastos e uso de recursos físicos, como papel e outros materiais, tornando o processo mais prático e sustentável.
Acesse AQUI o Portal MT GOV
Notícias dos Poderes
Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32