Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Integrar

Região mais carente de Sinop terá a melhor escola

Obra lançada nesta segunda-feira promete ser modelo para educação pública

Educação | 08 de Agosto de 2022 as 12h 18min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

A melhor estrutura de ensino público de Sinop será erguida na região mais carente da cidade. Na manhã desta segunda-feira (8), o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, lançou oficialmente a construção de uma escola modelo, que funcionar em tempo integral. A estrutura será erguida sobre o fracassado projeto de Centro de Iniciação Esportiva – uma obra que deveria ser um legado das Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, mas que foi abandonado muito antes de ser concluído.

A unidade de ensino de ensino será erguida na “região dos Vilas” – como é chamado esse local da cidade que concentra casas populares implantadas através de programas habitacionais. “A gente sabe da importância de uma escola em tempo integral em uma região que é muito carente. Os pais que trabalham o dia todo poderão deixar seus filhos na escola de manhã e pegar a tarde, ficando despreocupados porque sabem que seu filho vai estar recebendo educação, fazendo esporte, aprendendo o trabalho”, comentou Dorner.

O representante da NG Engenharia – empresa que venceu a licitação da obra – Alan Tavares, estava presente na cerimonia e foi bastante cobrado pelo prefeito. Dorner pediu compromisso da construtora, para que trabalhe direito, coloque uma equipe grande na obra e que não atrase a execução para depois pedir realinhamento dos preços. “Se não trabalhar direto e com uma equipe grande, não faz em um ano. Nós precisamos fazer com que Sinop se orgulhe das empreiteiras que tem. Hoje nos temos problema com empresas, que pedem aditivo de manhã, de tarde e de noite”, criticou o prefeito.

O prazo da empresa é maior do que um ano. Segundo Tavares, o orçamento disponível é de aproximadamente R$ 20 milhões e o prazo de execução é de 18 meses.

Essa escola terá 16 salas de aula e atenderá em média 500 alunos. A área a ser construída a nova escola, tem 12,1 mil metros quadrados e o prédio contará com dois pavimentos. Terá espaço integrativo, 5,2 mil metros quadrados espaço verde.

A unidade ainda contará com auditório para 208 pessoas, piso molhado com piscina, campinho de futebol, espaço para mesas de jogos, quadra poliesportiva, painéis de energia solar, laboratório de informática, laboratório de robótica. sala de empreendedorismo e biblioteca.

A área construída é superior a 6 mil metros quadrados. Ainda haverá pista de corrida, DML, salas de professores, de reunião, de esportes, refeitório, bem como outras estruturas. “É um projeto inovador. Nos inspiramos em uma escola modelo que visitamos no Tocantins e depois aprimoramos”, garantiu a secretária de Educação, Sandra Donato.

A nova escola recebeu o nome de Ivete Crotti Dorner, a ex-esposa do prefeito, que morreu em um acidente no ano de 2015.

 

Integrar as pessoas

A escola modelo promete ser uma obra “assinatura” da gestão. Dorner disse que pretende construir uma estrutura similar – potencialmente maior – na região do Daury Riva, outro conjunto habitacional popular da cidade. O prefeito não falou de prazos ou recursos sobre esse projeto.

Outra fala interessante de Dorner durante o evento foi sobre sua política de habitações populares. Com o projeto lançado hoje e sua desejo de replicar no Daury Riva, o prefeito cobrirá com estruturas de educação os dois maiores conglomerados habitacionais da cidade. Fica restando apenas o Nico Baracat, que ainda não foi ocupado, e que receberá uma escola erguida pelo Estado.

No que depender de Dorner, a criação de novos “Vilas” não vai mais acontecer. O prefeito disse que os projetos habitacionais que ele vai desenvolver serão dispersados pela cidade. Ao invés de um conjunto com mil casas, Dorner quer pequenos módulos, com 40 a 50 casas cada, no máximo. “A próxima leva de casas populares serão dispersadas pela cidade, não aglomeradas. Assim a gente integra as pessoas e favorecer a sociedade”, defendeu.