Meta superada
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 227 escolas cívico-militares
Mudanças passam por consulta à comunidade escolar e publicação oficial
Educação | 14 de Maio de 2026 as 08h 34min
Fonte: Rui Matos | Seduc-MT

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso chegou a 227 escolas no modelo de gestão cívico-militar. O número supera a meta de 200 unidades prevista pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para 2026.
As últimas conversões foram aprovadas nesta semana nas escolas estaduais João Sato, em Araputanga; 19 de Maio, em Alta Floresta; Professora Edeli Mantovani, em Sinop; e Arão Gomes Bezerra, em Sorriso. Com elas, a rede passa a ter 22 unidades acima da previsão inicial.
Antes dessas quatro escolas, Mato Grosso já havia alcançado 223 unidades no modelo, após a aprovação de 15 novas conversões em consultas realizadas em abril.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) observa que a mudança para a gestão cívico-militar não ocorre automaticamente. Cada unidade passa por um processo de apresentação da proposta à comunidade escolar, consulta, votação e divulgação do resultado. Pais, responsáveis, estudantes e servidores participam da decisão.
As convocações para as consultas são publicadas no Diário Oficial do Estado e também divulgadas pela Seduc-MT, pelas escolas, pelas Diretorias Regionais de Educação e pela imprensa. A secretaria informa que esse procedimento visa garantir transparência nas etapas de conversão e a permitir que a comunidade acompanhe o processo antes da implantação do modelo.
Nas escolas cívico-militares, a unidade permanece pública e vinculada à Rede Estadual de Ensino. O currículo também permanece o mesmo. A parte pedagógica segue sob responsabilidade da equipe escolar, formada por diretores, coordenadores pedagógicos e professores, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a Pasta, a presença dos militares da reserva ocorre no apoio à gestão administrativa e à disciplina escolar. Eles atuam em atividades como a organização da rotina, o controle de entrada e de saída, o acompanhamento das normas de convivência e o apoio às ações cívicas. A condução das aulas e do processo de aprendizagem continua a ser realizada pelos profissionais da educação.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, a ampliação do modelo tem ocorrido por meio da adesão das próprias comunidades escolares. A aprovação em consulta pública é uma das etapas necessárias para a conversão da escola.
“A conversão de uma escola para o modelo cívico-militar nasce na própria comunidade. Primeiro, há a manifestação de interesse; depois, a proposta é apresentada e levada à votação, com a participação de pais, responsáveis, estudantes e profissionais da unidade. A decisão passa pela escuta e pela vontade da comunidade escolar, com transparência em todas as etapas”, afirmou a secretária.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Seletivão: UFMT publica 17 editais para professores com salários até R$ 8 mil
As oportunidades abrangem áreas das ciências humanas, saúde, engenharias, agrárias, comunicação, computação e educação física.
15 de Junho de 2026 as 09h19Rede estadual passa a contar com 252 escolas cívico-militares em Mato Grosso
Com a inclusão de 24 novas unidades, o modelo agora representa 39,93% das escolas estaduais; novas consultas estão agendadas para a próxima semana
11 de Junho de 2026 as 09h40Sem taxa e gratuito: 140 vagas para qualificação técnica estão abertas no IFMT
Inscrições vão até 28 de junho e seleção será feita por sorteio público, caso o número de candidatos seja maior que o total de vagas
08 de Junho de 2026 as 14h09Escolas particulares de MT vão à Justiça contra lei que pune por recusa de alunos neurodivergentes
Sindicato que representa escolas particulares vê falta de devido processo legal e punição automática sem direito a ampla defesa e contraditório em lei aprovada pela AL que pune com descredenciamento da rede e multa de mil UPF´s estabelecimentos que
03 de Junho de 2026 as 12h50UFMT cai 33 posições em ranking das melhores universidades do mundo
Levantamento do CWUR aponta a instituição na 1.778ª colocação global; cenário nacional mostra que 87% das universidades brasileiras perderam posições em 2026.
02 de Junho de 2026 as 10h27Senado aprova piso salarial de professores em R$ 5.130,63
Texto segue agora para sanção presidencial; remunerações dos profissionais da educação básica são pagas pelas redes de ensino de estados e municípios, a partir de recursos do Fundeb
27 de Maio de 2026 as 09h45Seduc convoca estudantes após resultado final de formação de pilotos
Alunos têm entre 25 e 29 de maio para entregar documentação para efetivação das matrículas; início das aulas está previsto para 1º de junho
22 de Maio de 2026 as 16h35Seduc abre consulta em 24 escolas para ampliar modelo cívico-militares em MT
Votação será realizada nos dias 8 e 9 de junho; se aprovada nas unidades, rede estadual poderá chegar a 251 escolas nesse formato de gestão
22 de Maio de 2026 as 12h16