Digitando pelo Futuro
Projeto de inclusão digital transforma vidas de jovens em Sinop
Educação | 20 de Junho de 2025 as 16h 13min
Fonte: Redação

Aos 16 anos, a estudante Anna Anacleto, de Sinop (MT), lidera uma iniciativa que vem promovendo a inclusão digital e abrindo portas para o futuro de jovens da região. O projeto social "Digitando pelo Futuro" oferece aulas gratuitas de informática e digitação, já impactou mais de 30 estudantes e tem planos ambiciosos de expansão.
Idealizado por Anna, o projeto busca capacitar jovens de 12 a 18 anos no uso do computador e na digitação, por meio do aplicativo Klavaro. O principal objetivo é combater a exclusão digital e preparar esses jovens para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, além de facilitar o acesso a serviços essenciais como educação, bancos, saúde e atendimento ao poder público.
A importância do "Digitando pelo Futuro" é reforçada por dados preocupantes: um estudo do LinkedIn, de 2020, mostra que habilidades digitais básicas — como a digitação — estão entre as mais requisitadas para vagas de nível inicial. No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 70% das vagas de emprego exigem algum grau de proficiência digital. Além disso, pesquisas revelam que profissionais com boa digitação são 25% mais produtivos (Deloitte) e que a digitação eficiente pode economizar até 21 dias de trabalho por ano (Universidade de Stanford).
A inspiração para o projeto veio da própria vivência de Anna. Durante a pandemia de 2020, ela observou a dificuldade de muitos colegas com tarefas digitais. Incentivada pelo pai, fez um curso de digitação, melhorou suas habilidades e se sentiu mais confiante e produtiva. Em 2021, ao realizar um curso na Microlins, percebeu a grande exclusão digital em Sinop e decidiu agir.
Lançado em 2023, o primeiro módulo do "Digitando pelo Futuro" atendeu 15 jovens, em parceria com a iniciativa Semear, que também ofereceu capacitação em Excel. Para 2025, o projeto se uniu ao Centro de Atendimento, Orientação e Proteção ao Adolescente (CAOPA) para ministrar aulas semanais e desenvolveu uma apostila completa, com 12 aulas teóricas e práticas.
O projeto conta com um site, os interassados podem estar acessando aqui.
Notícias dos Poderes
Governo paga R$ 5 mil por nota máxima em redação no ENEM
Segundo o governador Mauro Mendes, a iniciativa busca reforçar a valorização da educação pública e estimular os estudantes a se dedicarem ainda mais à prova
03 de Dezembro de 2025 as 11h11UFMT terá campus em Lucas do Rio Verde a partir de 2026; veja cursos
Campus irá oferecer, inicialmente, quatro cursos a partir do próximo ano.
28 de Novembro de 2025 as 10h20Lula sanciona veto a linguagem neutra em atos do governo
Nova lei estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples e restringe o uso de linguagem neutra em textos da administração pública
18 de Novembro de 2025 as 15h06Estudantes de MT poderão receber até R$ 5 mil por nota alta na redação do Enem; entenda
Medida faz parte do Prêmio Redação Nota Mil, lançado neste ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)
17 de Novembro de 2025 as 09h45UFMT é a 38ª melhor universidade do país, avalia estudo
A instituição é a única mato-grossense entre as 50 primeiras
12 de Novembro de 2025 as 09h18Seduc reforça diálogo com professores e estudantes em visitas técnicas no Polo Sinop
Até dezembro, o programa de escuta ativa terá passado pelas 13 Diretorias Regionais de Educação do estado
11 de Novembro de 2025 as 16h01Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
10 de Novembro de 2025 as 10h00Seduc amplia prazo e Matrícula Web para novos alunos segue até segunda-feira (10)
Famílias têm mais tempo para garantir vaga na rede estadual; solicitação deve ser feita on-line
07 de Novembro de 2025 as 06h57