Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 07 de Dezembro de 2023

Menu

Sinop

Professores promovem paralisação geral nesta quarta-feira

Revogação do novo ensino médio e cumprimento do piso salarial encabeçam a pauta de reivindicações

Educação | 25 de Abril de 2023 as 08h 59min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

Os profissionais de educação de todo país se mobilizam para paralisar as atividades nesta quarta-feira (26). Em Mato Grosso, o ato é coordenado pelo Sintep (Sindicato dos Trabalhadores da Educação).

A subsede do sindicato em Sinop aderiu ao ato, convocando os profissionais da educação à participarem do protesto em frente a DRE (Diretoria Regional de Educação, na Avenida das Embaúbas, esquina com Jacarandás, a partir das 8h.

Para os profissionais que integram a rede estadual de Educação, os pedidos da categoria englobam a garantia de uma Política de Piso Salarial, que promova o “ganho real”, nos moldes da Lei da Dobra do Poder Compra (Lei 510/2013). A pauta também reivindica o pagamento integral do RGA, o fim do confisco nos salários de aposentados e pensionistas, um novo concurso público para a educação e uma solução para os problemas de Web Ponto.

O assunto segurança nas escolas também integra o manifesto. A categoria pede a contratação de vigias para todos os turnos de funcionamento das unidades. Cursos de capacitação e garantia dos profissionais de apoio, bem como a manutenção da proposta de Gestão Democrática nas escolas públicas, fecham a pauta.

Em nível nacional, a categoria se une para reivindicar a garantia de um piso salarial e a avanços nos planos de carreira da educação, além do enfrentamento ao “Novo Ensino Médio”, que reformulou o modelo educacional através da Lei 13.415/2017 – implementada no Governo Michel Temer.