Educação
Professores buscam adequar o ensino da língua inglesa a realidade de Mato Grosso
Grupo está definindo didáticas que integrarão os currículos das escolas estaduais
	  
	  Educação | 31 de Janeiro de 2018  as 11h 59min
     Fonte: Jamerson Miléski

Ajustar o idioma mais influente do mundo para ser compreendido pelos estudantes de Mato Grosso. Essa é a proposta de um grupo de trabalho formado por professores e técnicos, incumbidos de elaborar a base curricular para o ensino da língua inglesa nas escolas da rede estadual.
Uma das profissionais que integra o grupo é Lyssa Gonçalves Costa, professora de Português e Inglês, mestre em Estudos de Linguagem (UFMT) e Presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso (APLIEMT). Ela é o único membro do grupo que não faz parte da folha de pagamento do governo do Estado. Sua contribuição com o arranjo do currículo da língua inglesa para rede pública é voluntária.
Para Lyssa, Mato Grosso pode aproveitar o ensejo da campanha televisiva “o Brasil que eu quero” para propor a pergunta: qual é a escola que nós queremos para Mato Grosso? “Esta é a pergunta que passa em minha cabeça ao trabalhar no grupo de língua inglesa para a estruturação do currículo mato-grossense para os próximos anos. Temos, é claro, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência não só dos conhecimentos a serem adquiridos na educação básica, mas também as competências, os valores e as habilidades. O desafio é, portanto, a adequar o currículo para o nosso contexto regional”, comenta Lyssa.
Para a mestre em Estudos de Linguagem, a escola pública vem em uma busca pela formação integral dos alunos, preocupada em habilitar uma pessoa para trabalhar produtivamente, mas também para que seja capaz de argumentar, de colaborar e de respeitar as diferenças. A questão é, como fazer isso?
“Todos do nosso grupo temos consciência, por óbvio, que a BNCC e o currículo que estamos estruturando não é uma solução mágica. Mas é um início, é um ideal a ser batalhado e conquistado. Almejamos, acima de tudo, um ensino efetivo, sem pensar nos mínimos, mas possibilitar o máximo de cada um”, argumenta a professora.
A ampla discussão e a coleta de dispositivos que possam ser eficazes em sala de aula é o cerne desse trabalho. Ao GC Notícias, Lyssa expôs seu e-mail para publicação, afim de que qualquer profissional da área, com alguma sugestão, possa colaborar com a formação do plano. “Quem tiver alguma ideia ou sugestão pode me enviar (lyssagon@gmail.com). Agora é o momento de fortalecermos essa discussão em prol da educação do nosso estado”, completou.

Lyssa Costa, presidente da associação de professores de inglês de Mato Grosso
O grupo de trabalho é formado por Itamar José Bressan, Responsável pelas Políticas de Formação para Professores de Inglês da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Rosangela Zimmer, professora de inglês – Escola Souza Bandeira e Tancredo de Almeida Neves, Wanda Cecília Correa de Mello, professora técnica na SMECEL/VG, Célia Rosa Gomes, Centro de Recursos Didáticos de Espanhol, Lyssa Gonçalves Costa, Presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso.
O plano em discussão será convertido em base curricular para a rede estadual, sendo aplicado a partir de 2019.
Notícias dos Poderes
Seduc mobiliza equipe em Sinop para ouvir professores e diretores de escolas e atender demandas
Com escutas ativas, visitas técnicas e reunião com gestores, secretaria acelera soluções pedagógicas e administrativas
27 de Outubro de 2025 as 16h18Senac faz seletivo com vagas que pagam até R$ 6,4 mil
24 de Outubro de 2025 as 08h45Professora da UFMT Campus Sinop apresenta estudo sobre silo bolsa em congresso internacional
23 de Outubro de 2025 as 15h05Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11 
         