Desembargadores afastados
Processo que apura venda de sentenças no TJ de Mato Grosso é enviado do STF ao STJ
Dois desembargadores da Corte Estadual seguem afastados dos cargos por suspeita de envolvimento em venda de sentenças
Educação | 09 de Julho de 2025 as 15h 42min
Fonte: Repórter MT

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma instância inferior, o processo que apura um suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O caso resultou no afastamento dos cargos dos desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, em agosto do ano passado, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eles negam ter cometido qualquer irregularidade.
Conforme as informações da Folha de S. Paulo, Zanin era relator da investigação no Supremo porque havia possibilidade de ela estar relacionada com os casos nos quais há suspeitas sobre o STJ. Contudo, o ministro entendeu que, até o momento, não há indícios de que as apurações sobre os desembargadores tenham relação com as demais, relacionadas ao STJ.
Deste modo, o órgão se torna competente para conduzir o processo.
Ambos os esquemas vieram à tona após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, morto a tiros na porta do seu escritório de advocacia, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
Trocas de mensagens extraídas do celular de Zampieri apontaram indícios de pagamentos em troca de decisões judiciais favoráveis aos seus clientes. Além de Mato Grosso e do STJ, são investigados magistrados e desembargadores em Mato Grosso do Sul e em Tocantins.
Essas investigações, bem como a suspeita de vazamentos de informações e vendas de decisões por servidores do STJ, continuam com Zanin, no STF.
A decisão de Zanin acompanha o entendimento do Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, que afirmou que não há impeditivo para que o caso volte a tramitar no Supremo caso surjam novos elementos conectando os dois supostos esquema de venda de sentenças.
Notícias dos Poderes
Mulher é atropelada por carreta e fica em estado grave em Sinop
11 de Julho de 2025 as 20h13OAB-MT aprova lista sêxtupla paritária para vaga de desembargador no TJ
11 de Julho de 2025 as 19h59Neste sábado (12), APAMS realiza feira de adoção e convida a comunidade a transformar vidas
11 de Julho de 2025 as 14h57Cabaré cobra taxa de Trump a turista dos EUA: '+ 50%'
11 de Julho de 2025 as 12h30Vítimas de capotamento são socorridas na BR-163, em Sinop
11 de Julho de 2025 as 11h37Mato Grosso atinge 100% de adesão ao Saúde Digital após articulação do TCE-MT
11 de Julho de 2025 as 11h33Vídeo mostra crocodilo arrastando corpo de adolescente após ataque fatal na Indonésia
Após caso, autoridades locais proibiram pesca no rio como medida preventiva
11 de Julho de 2025 as 07h54