Servidores endividados
Presidente do Tribunal de Contas promete fim do 'caos' nos empréstimos consignados
Educação | 27 de Maio de 2025 as 12h 28min
Fonte: TCE-MT

“Essa bagunça desse monte de empresas emprestando, comprando dívidas, isso vai acabar”, disparou o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sergio Ricardo, ao anunciar medidas duras contra o que classificou como um verdadeiro caos no sistema de empréstimos consignados para servidores públicos do estado.
De acordo com o conselheiro, mais de 30 empresas atuam nesse mercado, muitas delas sem qualquer controle ou credenciamento adequado. “Nós, o Tribunal de Contas, eu já posso orientar vocês que isso vai acabar. Não vai ter mais esse volume de empresas emprestando, comprando dívida de servidor, que é isso que causou esse caos. É esse descontrole”, afirmou, prometendo ações concretas para conter os abusos.
Nesta semana, o TCE-MT instalou uma mesa técnica para investigar os supostos descontos indevidos em folha e estabelecer um novo modelo de regulação. “Vai existir um número de empresas totalmente credenciadas”, antecipou Sergio Ricardo.
Uma das suspeitas mais graves envolve a legalidade da atuação de parte dessas instituições financeiras. “Então estão atuando na ilegalidade. Isso é só uma suposição das informações que nós vamos apurar”, alertou o conselheiro, indicando que algumas empresas sequer teriam autorização do Banco Central para operar.
O grupo técnico contará com representantes da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e terá como missão apurar irregularidades e propor novas regras para a concessão de crédito consignado.
Sergio Ricardo também destacou que o servidor público tem responsabilidade na adesão a esses empréstimos. “Não houve omissão de ninguém. O empréstimo consignado é uma vontade do servidor. O servidor vai lá e faz o empréstimo consignado. A margem do empréstimo é 35%. O Estado tem hoje 105 mil servidores, 60 mil servidores têm empréstimo consignado”, explicou.
A mesa técnica foi oficialmente instalada nessa segunda-feira (26), às 14h30, na sede do TCE-MT, em Cuiabá.
Notícias dos Poderes
Inpasa investe R$ 4,9 bilhões em expansão das unidades
Relatório de Sustentabilidade 2024 revela avanços ambientais, sociais e de governança
28 de Maio de 2025 as 09h50Inpasa destaca protagonismo na bioenergia e investe R$ 4,9 bi em expansão e inovação sustentável
Relatório de Sustentabilidade 2024 revela avanços ambientais, sociais e de governança
28 de Maio de 2025 as 09h49Governo suspende cobrança no salário dos servidores público por 90 dias
Números destoantes, falta de controle e práticas abusivas levaram o poder executivo a determinar a suspensão até que as apurações e o inquérito civil sejam concluídos.
28 de Maio de 2025 as 09h44Padre desaparecido é encontrado preso em telhado da casa, em Alagoas
Em mensagem aos fiéis, ele afirmou que o acidente ocorreu por volta das 10h durante um trabalho de manutenção na residência
27 de Maio de 2025 as 23h06Companhia aérea anuncia suspensão de voo para município de MT a partir de julho
Empresa vai suspender a rota entre Cuiabá e Alta Floresta. A decisão faz parte de um processo de ajuste de capacidade, considerando a demanda atual do trecho.
27 de Maio de 2025 as 18h18Empresário que destruiu deck de bar se apresenta diz que queria fugir de agressões
27 de Maio de 2025 as 18h15Consignados viram uma bola de neve e de consequências imprevisíveis
Mesa técnica e ação civil deverão nortear apuração de fatos passados. TCE, assembleia e governo defendem novas regras a partir de agora
27 de Maio de 2025 as 15h55Secel dá novos detalhes sobre como deverá ser o show do Guns N' Roses
Equipe técnica esteve na Capital na segunda-feira (26); show pode acontecer no feriado de Finados
27 de Maio de 2025 as 15h41