Pesquisa
Pandemia está entre os temas mais lidos por estudantes em MT
A pesquisa contou com 18.378 estudantes (2,36%) de escolas particulares e públicas
Educação | 27 de Junho de 2021 as 12h 05min
Fonte: Raíza Barros/Diário de Cuiabá

Em 2020, o ensino remoto e digital entrou em pauta emergencial e acelerou uma tendência que já ocorria nos últimos anos. Com isso, a tecnologia foi uma importante aliada, inclusive, para que os projetos de incentivo à leitura pudessem ter seguimento.
A Árvore, uma plataforma de leitura digital para educação básica do Brasil, realizou, por meio de dados coletados diretamente no streaming, a pesquisa “Leitores Digitais”, que traz uma reflexão sobre o comportamento de leitores na plataforma no último ano.
A pesquisa contou com 18.378 estudantes (2,36%) de escolas particulares e públicas de Mato Grosso. Ao todo, foram 600 mil alunos de colégios privados e aproximadamente 178 mil de unidades públicas da base total de usuários, distribuídos por todas as regiões do Brasil. Entre os temais lidos, o cenário da pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19.
De acordo com o estudo, o impacto da leitura, quando há a mediação do professor, é muito maior e gera mais engajamento dos alunos. Os dados mostram ainda que os estudantes mais jovens conseguem completar os livros de maneira mais fácil, o que é natural pelas características das obras destinadas a cada público.
Para Letícia Reina, gestora educacional da Árvore, esse comportamento dialoga com a tendência previamente levantada, de que a competição pela atenção dos adolescentes é maior e, assim, há menor tendência de leitura por parte desse público. “De um modo geral, os livros voltados aos leitores adolescentes são mais longos e complexos. Por isso, é natural que as leituras sejam feitas por capítulos, de acordo com que é pedido pelo professor, por exemplo”, explica a gestora.
Diferente de outras pesquisas com a mesma finalidade, que buscam informações através de perguntas e respostas, o estudo “Leitores Digitais” utilizou dados de comportamento da própria plataforma, permitindo entender os hábitos dos usuários, uma competência relevante da tecnologia. “Essa é uma importante contribuição da Árvore para o cenário educacional e editorial, provendo dados e análises. A pesquisa permite aos leitores e profissionais do mercado o acesso a um conjunto de conhecimentos antes não explorado. Com ela mostramos possibilidades além do acesso à leitura, que proporcionam maior entendimento e profundidade sobre os hábitos e perfis dos leitores”, detalha Danielle Brants, cofundadora e Chief Product Officer na Árvore.
TEMAS MAIS LIDOS - No período analisado, na Árvore Atualidades, plataforma que disponibiliza conteúdo jornalístico adaptado ao público infanto-juvenil, o tema mais lido pelos estudantes esteve relacionado à pandemia que impactou o Brasil e o mundo. A informação mostra que alunos e professores buscaram se informar cada vez mais utilizando a plataforma.
“Vemos um cenário em que as matérias jornalísticas em meio digital estão sendo usadas para formar leitores mais críticos. E quando estamos falando de leitura, esse conceito se refere ao amplo movimento de ler o mundo, de ler diferentes textos, escritos ou audiovisuais. Essa leitura amplia o repertório do aluno, informa e forma para as habilidades das diferentes linguagens. E esse acesso veio por meio das tecnologias digitais”, detalha Letícia Reina.
O cenário pandêmico mundial reflete nos assuntos mais procurados entre os estudantes: pandemia, coronavírus e medicina são os principais. Temas como: tecnologia, comportamento e sustentabilidade também aparecem no ranking, em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente. O tema aprendizado é o mais lido entre os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O assunto está relacionado tanto às fábulas e contos de fadas, como a guias e tutoriais. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental preferem os títulos de aventura e os alunos do Ensino Médio leem mais romance.
CONGRESSO - A Árvore promoverá a segunda edição do congresso online e gratuito “Conversas que transformam”. Durante os dias 29, 30 de junho e 01 de julho, a partir das 18 horas (pelo horário de Brasília), o streaming de livros reunirá nomes importantes para diálogos inspiradores.
Entre os convidados estão o Dr. Drauzio Varella, que participará da mesa “Saúde mental na educação: como apoiar os jovens com os desafios da pandemia”, a jornalista Flávia Oliveira, que abordará o tema “Educação midiática e Fake News”, e Leandro Karnal, historiador e doutor em História Social pela USP que destacará a temática “Como a educação pode transformar o Brasil?”.
Pensado para educadores com o objetivo de causar um efeito intenso de acolhimento e troca, principalmente em um período tão desafiador causado pela pandemia da Covid-19, a segunda edição do evento contará com intérprete de libras e técnicas de atenção plena (mindfulness) antes de cada mesa.
Notícias dos Poderes
Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11Prefeito articula com vice-governador construção de nova escola de tempo integral para Sinop
13 de Outubro de 2025 as 09h43Termina domingo o prazo de inscrições no processo seletivo da Seciteci
Mais de 100 vagas para professores e técnicos de apoio educacional estão disponíveis em 17 cidades do estado; salários chegam a R$ 12 mil
10 de Outubro de 2025 as 08h30Seduc abre prazo para recursos do seletivo das escolas militares
Candidatos têm até esta quarta-feira (8) para contestar questões e respostas preliminares; gabarito oficial sai dia 14; resultado final será divulgado no dia 24 de outubro
07 de Outubro de 2025 as 16h26