Pesquisa
Pandemia está entre os temas mais lidos por estudantes em MT
A pesquisa contou com 18.378 estudantes (2,36%) de escolas particulares e públicas
Educação | 27 de Junho de 2021 as 12h 05min
Fonte: Raíza Barros/Diário de Cuiabá

Em 2020, o ensino remoto e digital entrou em pauta emergencial e acelerou uma tendência que já ocorria nos últimos anos. Com isso, a tecnologia foi uma importante aliada, inclusive, para que os projetos de incentivo à leitura pudessem ter seguimento.
A Árvore, uma plataforma de leitura digital para educação básica do Brasil, realizou, por meio de dados coletados diretamente no streaming, a pesquisa “Leitores Digitais”, que traz uma reflexão sobre o comportamento de leitores na plataforma no último ano.
A pesquisa contou com 18.378 estudantes (2,36%) de escolas particulares e públicas de Mato Grosso. Ao todo, foram 600 mil alunos de colégios privados e aproximadamente 178 mil de unidades públicas da base total de usuários, distribuídos por todas as regiões do Brasil. Entre os temais lidos, o cenário da pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19.
De acordo com o estudo, o impacto da leitura, quando há a mediação do professor, é muito maior e gera mais engajamento dos alunos. Os dados mostram ainda que os estudantes mais jovens conseguem completar os livros de maneira mais fácil, o que é natural pelas características das obras destinadas a cada público.
Para Letícia Reina, gestora educacional da Árvore, esse comportamento dialoga com a tendência previamente levantada, de que a competição pela atenção dos adolescentes é maior e, assim, há menor tendência de leitura por parte desse público. “De um modo geral, os livros voltados aos leitores adolescentes são mais longos e complexos. Por isso, é natural que as leituras sejam feitas por capítulos, de acordo com que é pedido pelo professor, por exemplo”, explica a gestora.
Diferente de outras pesquisas com a mesma finalidade, que buscam informações através de perguntas e respostas, o estudo “Leitores Digitais” utilizou dados de comportamento da própria plataforma, permitindo entender os hábitos dos usuários, uma competência relevante da tecnologia. “Essa é uma importante contribuição da Árvore para o cenário educacional e editorial, provendo dados e análises. A pesquisa permite aos leitores e profissionais do mercado o acesso a um conjunto de conhecimentos antes não explorado. Com ela mostramos possibilidades além do acesso à leitura, que proporcionam maior entendimento e profundidade sobre os hábitos e perfis dos leitores”, detalha Danielle Brants, cofundadora e Chief Product Officer na Árvore.
TEMAS MAIS LIDOS - No período analisado, na Árvore Atualidades, plataforma que disponibiliza conteúdo jornalístico adaptado ao público infanto-juvenil, o tema mais lido pelos estudantes esteve relacionado à pandemia que impactou o Brasil e o mundo. A informação mostra que alunos e professores buscaram se informar cada vez mais utilizando a plataforma.
“Vemos um cenário em que as matérias jornalísticas em meio digital estão sendo usadas para formar leitores mais críticos. E quando estamos falando de leitura, esse conceito se refere ao amplo movimento de ler o mundo, de ler diferentes textos, escritos ou audiovisuais. Essa leitura amplia o repertório do aluno, informa e forma para as habilidades das diferentes linguagens. E esse acesso veio por meio das tecnologias digitais”, detalha Letícia Reina.
O cenário pandêmico mundial reflete nos assuntos mais procurados entre os estudantes: pandemia, coronavírus e medicina são os principais. Temas como: tecnologia, comportamento e sustentabilidade também aparecem no ranking, em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente. O tema aprendizado é o mais lido entre os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O assunto está relacionado tanto às fábulas e contos de fadas, como a guias e tutoriais. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental preferem os títulos de aventura e os alunos do Ensino Médio leem mais romance.
CONGRESSO - A Árvore promoverá a segunda edição do congresso online e gratuito “Conversas que transformam”. Durante os dias 29, 30 de junho e 01 de julho, a partir das 18 horas (pelo horário de Brasília), o streaming de livros reunirá nomes importantes para diálogos inspiradores.
Entre os convidados estão o Dr. Drauzio Varella, que participará da mesa “Saúde mental na educação: como apoiar os jovens com os desafios da pandemia”, a jornalista Flávia Oliveira, que abordará o tema “Educação midiática e Fake News”, e Leandro Karnal, historiador e doutor em História Social pela USP que destacará a temática “Como a educação pode transformar o Brasil?”.
Pensado para educadores com o objetivo de causar um efeito intenso de acolhimento e troca, principalmente em um período tão desafiador causado pela pandemia da Covid-19, a segunda edição do evento contará com intérprete de libras e técnicas de atenção plena (mindfulness) antes de cada mesa.
Notícias dos Poderes
Programa do Ministério das Comunicações leva acesso à internet para mais de 1,5 mil escolas de MT
Escolas Conectadas já levou inclusão digital para estudantes de 82,2 mil unidades públicas de ensino do Brasil
27 de Agosto de 2025 as 14h17Inscrições para seletivo do IFMT terminam neste domingo
27 de Agosto de 2025 as 07h24Mais de 1.500 estudantes participam do 2° Encontro dos Grêmios Estudantis em Cuiabá
Evento ocorreu nesta segunda-feira (25) no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo estudantes e professores
26 de Agosto de 2025 as 14h47Unemat abre inscrições para vestibular; veja prazos
25 de Agosto de 2025 as 07h27Com mais de 135 mil profissionais e técnicos formados, Grupo FASIPE ganha destaque em todo Mato Grosso
22 de Agosto de 2025 as 16h41Governo premia 100 escolas da rede pública de MT com R$ 5 milhões na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT
Governador, vice-governador e secretário divulgaram também 13 estudantes com as maiores proficiências em cada uma das 13 DREs
21 de Agosto de 2025 as 15h18Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas
Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano
21 de Agosto de 2025 as 07h50Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025
Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital
15 de Agosto de 2025 as 07h18