Nova Mutum
Merendas sem açúcar: Escolas Municipais de Nova Mutum começam adaptar receitas
O novo guia alimentar apresenta disponibilidade de mais frutas para o ensino fundamental, a retirada do açúcar para as creches municipais e restrição de alimentos ultraprocessados.
Educação | 01 de Julho de 2021 as 09h 40min
Fonte: Ana Paula Dias/Assessoria

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresentou um novo guia alimentar para atender as demandas da Rede Municipal de Ensino de todo o Brasil. Em Nova Mutum não foi diferente, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), a Nutricionista e Responsável Técnica pela merenda escolar, Angelina Curbani esteve representando a rede de ensino em eventos virtuais para atender o novo protocolo exigido.
Segundo a nutricionista, durante o início do ano letivo foi realizada a formação com todas as merendeiras e gestores escolares para adaptação e atualização sobre as principais alterações do novo guia alimentar e a Nova Resolução FNDE/CD 06/20 e qualificação das profissionais merendeiras na área da alimentação escolar.
“Durante todo semestre as merendeiras tiveram oportunidade de inovar/testar e colocar em práticas várias receitas desafiadoras como a zero adição de açúcar, bem como implantar as boas práticas na manipulação dos alimentos garantindo a segurança alimentar e nutricional cumprindo com as referências nutricionais de todas as refeições servidas diariamente nas escolas” - destacou Angelina Curbani Garcia, Nutricionista e Responsável Técnica.
O novo guia alimentar apresenta disponibilidade de mais frutas para o ensino fundamental, a retirada do açúcar para as creches municipais e a restrição de alimentos ultraprocessados. “Acompanhando a resolução as escolas estão tendo que adaptar as receitas. A retirada do açúcar já começou e vai contribuir para o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, acrescentou a nutricionista.
De acordo com a nutricionista o momento é desafiador, pois a comida é uma das ferramentas para transformar a realidade da insegurança alimentar. “Devemos valorizar e reforçarmos o elo entre práticas culturais e alimentos, saberes e sabores, indissociáveis, dentro de um olhar pedagógico. Acredito que a alimentação saudável e nutricional acrescenta e muito na vida de cada criança”, finaliza.
Notícias dos Poderes
'Esse Governo acredita nos mato-grossenses; a Unemat nunca recebeu tantos investimentos', afirma reitora
Fundado há 35 anos, campus de Sinop passou por reforma e ampliação, com investimento de R$ 14,5 milhões
15 de Setembro de 2025 as 13h20Escola de Governo oferta dois cursos sobre IA e pesquisa acadêmica
Há 35 vagas para cada uma das formações sobre essa temática
09 de Setembro de 2025 as 14h13MPF investiga indícios de irregularidades em obra da UFMT em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 08h20Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Vestibular 2026 da Unemat termina nesta segunda-feira (8)
Seletivo da Unemat oferece 2.350 vagas, em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado
05 de Setembro de 2025 as 17h00Aluna da rede municipal conquista maior proficiência no Avalia MT e é homenageada pela Prefeitura de Sinop
03 de Setembro de 2025 as 14h15Seduc divulga regras para prova prática do concurso de professores da rede estadual de ensino
A etapa será composta por Plano de Aula e Prova Didática; a convocação de candidatos sai em 12 de setembro
02 de Setembro de 2025 as 07h22Programa do Ministério das Comunicações leva acesso à internet para mais de 1,5 mil escolas de MT
Escolas Conectadas já levou inclusão digital para estudantes de 82,2 mil unidades públicas de ensino do Brasil
27 de Agosto de 2025 as 14h17