Podada
MEC indefere autorização de 2 cursos em Sinop
Instituição vai entrar com recurso e aulas continuam normalmente
Educação | 18 de Fevereiro de 2020 as 14h 56min
Fonte: Jamerson Miléski

Dois novos cursos superiores oferecidos na cidade de Sinop acabaram tendo suas autorizações indeferidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). A decisão foi publicada em portaria no diário oficial da União nesta terça-feira (18).
Os cursos suspensos pela portaria são da Faculdade de Tecnologia de Sinop – instituição de ensino superior privada que iniciou suas operações este ano. Pela decisão do MEC, estão indeferidos os cursos de Gestão do Agronegócio (tecnológico) e Ciências Aeronáuticas (bacharelado) – curso que é um dos “símbolos” dessa nova instituição. Os outros 3 cursos da Faculdade, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos e Estética/Cosmética foram regularmente aprovados.
Para o proprietário e fundador da Faculdade de Tecnologia de Sinop, Johny Rattmann, a decisão do MEC surpreendeu a instituição. Segundo ele, todos os pontos estabelecidos pelo Ministério foram seguidos a risca e nas avaliações prévias a média da faculdade foi de 3,7 – sendo a nota máxima 5. “No caso específico do curso de Ciências Aeronáuticas também apresentamos a homologação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é um dos pontos mais críticos no processo de aprovação dessa cadeira. Não conseguimos entender a posição do MEC, acredito ser um detalhe administrativo e, por isso estamos entrando com o recurso”, destacou Rattmann.
O MEC tem 60 dias para apreciar o recurso e emitir uma posição. Enquanto isso a instituição mantém o seu funcionamento normal, recebendo a primeira turma de alunos que iniciou as aulas ontem, segunda-feira (17).
O curso de Gestão do Agronegócio oferece 50 vagas anuais e Ciências Aeronáuticas 80 vagas.
Em julho do ano passado o MEC autorizou o credenciamento da instituição, que nas primeiras avaliações ficou com nota 5 (pontuação máxima). O credenciamento autorizava a abertura de 5 cursos, incluindo os dois recentemente indeferidos. A instituição aposta na reversão da suspensão.
Notícias dos Poderes
Projeto de inclusão digital transforma vidas de jovens em Sinop
20 de Junho de 2025 as 16h13Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32