Pesquisa
Mato Grosso terá 75% de vacinados somente no final de 2022
Segundo a UFMT, se o objetivo for ter toda a população do estado vacinada ainda em 2021, a média de doses semanais deve ser ampliada para 115 mil
Educação | 25 de Junho de 2021 as 09h 07min

Projeto de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgaram uma nota técnica sobre a vacinação contra covid-19 em Mato Grosso e alertaram sobre a lentidão do processo e a necessidade de manutenção das medidas não farmacológicas de prevenção da doença. O material foi desenvolvido com rigor científico, utilizando dados oficiais e metodologia estatística testada e comprovada.
Atualmente, a média de doses aplicadas por semana em Mato Grosso é de pouco mais do que 31 mil. Segundo os pesquisadores, neste ritmo, para atingir a meta de vacinar 75% da população com as duas doses, de forma a controlar efetivamente o contágio pela doença, o estado ainda estaria vacinando no final de novembro de 2022.
Com um incremento neste processo, aumentando a média de doses aplicadas para 56 mil, a mesma meta poderia ser alcançada ainda em maio de 2022. Entretanto, se o objetivo for ter toda a população do estado vacinada ainda em 2021, a média de doses semanais deve ser ampliada para 115 mil.
"Apresentamos diferentes cenários de cobertura vacinal e, nessas estimativas, num cenário pior, que considera que o ritmo de vacinação continuará o mesmo, a população só estará completamente vacinada no final de 2022. Gostaríamos muito de estar errados, mas para isso é importante que as autoridades tomem medidas que mudem o andamento deste cenário", afirma a professora Lígia Regina de Oliveira, uma das pesquisadoras do grupo.
Outro aspecto levantado pela nota técnica é a importância de manter as medidas não farmacológicas de prevenção da doença, como o distanciamento físico, higienização e o uso de máscaras, e a adoção de medidas mais rigorosas de restrição de circulação.
De acordo com a projeção, se mantido um ritmo de vacinação baixo, sem qualquer outro cuidado para evitar a transmissão da doença, a redução do número de casos alcançaria apenas 8%. Por outro lado, com a adoção de medidas que previnam a transmissão da doença, a redução no número de casos poderia ser de até 28%, mesmo com o ritmo baixo de vacinação, e até 31% com um ritmo mais acelerado.
"Nossa primeira análise indica que a redução da mortalidade no grupo com mais de 70 anos já pode ser resultado da vacinação, considerando os vários estudos que apontam para a efetividade das vacinas na redução de casos graves e óbitos. Entretanto, a vacinação e as medidas de contenção do vírus são estratégias que se complementam e somente se forem efetivas terão efeito sobre o controle da pandemia no estado", afirmou.
A nota, que está disponível para download, também reforça a importância e segurança da vacina. "Salvo a utilização de água potável, as vacinas são o maior avanço da humanidade no combate às doenças, produzindo anticorpos através de uma resposta imunológica induzida sem que o indivíduo contraia a doença em questão"
No decorrer da pandemia, o grupo produziu mais de 80 informes sobre a situação da covid-19 em Cuiabá e Várzea Grande, oito notas técnicas sobre a situação em Mato Grosso, um artigo e dois capítulos de livro com dados. Ele é formado por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva, do Departamento de Matemática, do Departamento de Geografia e da Faculdade de Estatística da UFMT.
Notícias dos Poderes
Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32