Resultado positivo
Mato Grosso avança 11 posições e alcança 8ª colocação de melhor educação do país
Educação | 14 de Agosto de 2024 as 20h 24min
Fonte: O documento
Mato Grosso avançou 11 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 em relação ao Ensino Médio na rede pública de ensino, saindo do 19º lugar para a 8ª posição. O resultado positivo foi divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Eu já recebi muita notícia boa desse governo, mas, sem dúvida alguma, essa notícia de hoje da educação encheu meu coração. Sabemos que o trabalho na Educação é uma jornada longa. Fizemos investimentos, melhorias e enfrentamos muitas batalhas e hoje temos esse resultado. Cada um sabe o que fez e pode se orgulhar dessa história”, disse o governador, durante a apresentação dos resultados mato-grossenses, nesta quarta-feira (14.08).
No Ideb 2023, Mato Grosso teve o segundo maior avanço no resultado do Ensino Médio da rede pública, em comparação com o Ideb 2021. Na avaliação de 2023, a média foi de 4,2. No Ideb anterior, o índice de Mato Grosso havia sido 3,6.
A melhora, de 0,6 no índice, fica atrás apenas do desempenho da rede pública do Pará, que aumentou o índice em 1,3. “Muitas coisas estão acontecendo na Educação de Mato Grosso graças à dedicação dos servidores, professores, alunos, e aos investimentos do Governo do Estado”, ressaltou o secretário Alan Porto, citando as importantes melhorias implementadas na Rede Pública.
Desde o início da gestão, o Governo de Mato Grosso tem investido em tecnologia nas escolas para fortalecer o acesso dos estudantes às plataformas digitais, como forma de reforçar a aprendizagem.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou que o resultado do Ideb 2023 é fruto de um esforço coletivo para melhorar a qualidade da educação pública em Mato Grosso e representa uma conquista emblemática para o Estado.
“Talvez essa seja a conquista mais importante desse Governo. Era um grande desafio colocar a educação do Estado entre as 10 melhores, e eu, particularmente, não imaginava que conseguiríamos fazer isso em tão pouco tempo. Conquistar este resultado não é fácil. Envolve todo mundo que está na escola, na Secretaria, o amparo dentro de casa, o sistema de educação e toda a tecnologia. É uma conquista emblemática para Mato Grosso porque é capaz de mudar o futuro desses estudantes. Por isso, estamos muito orgulhosos”, manifestou.
Notícias dos Poderes
Professores de Mato Grosso são os mais bem pagos do país
Análise também destacou o salto de Mato Grosso da 22ª posição em 2019 para ao 8º lugar no IDEB
02 de Setembro de 2024 as 15h40Inscrições para certificar novos intérpretes de Libras para as escolas da Rede Estadual encerram nesta sexta-feira (30)
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online disponível no site do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies)
30 de Agosto de 2024 as 10h45Seduc abre inscrições para certificar novos intérpretes de Libras para as escolas da Rede Estadual
O edital também contempla certificação de candidatos surdos para atuação como instrutores de Libras
26 de Agosto de 2024 as 17h41Em 5 pontos, veja como fica o novo ensino médio após sanção de Lula com veto sobre o Enem
02 de Agosto de 2024 as 08h32Seciteci abre inscrições para vagas remanescentes em cursos técnicos
Os cursos oferecidos abrangem sete áreas de formação profissional, conforme a vocação de cada região
22 de Julho de 2024 as 15h56Senac oferece 760 vagas gratuitas em cursos de férias para jovens e adultos
Oportunidades de capacitação profissional em Sinop, Cuiabá, Rondonópolis e outras 11 cidades de MT
16 de Julho de 2024 as 10h03Estudantes que participam de projeto desenvolvido pela Seaf e Seduc desenvolvem sistemas de irrigação
nvenções tem custo baixo e vão ser usadas em horta do projeto Hortas Escolares
13 de Julho de 2024 as 15h17Curso de técnico em enfermagem é concluído com 100% dos estudantes empregados na área
Ao todo, 61 estudantes dos cursos de agropecuária, enfermagem, edificações e logística se formaram em Sinop
11 de Julho de 2024 as 11h25