Primeiro semestre
Inscrições para Vestibular Unemat 2025 encerram nesta segunda-feira (04)
São 2.550 vagas em 63 cursos; prova será no dia 8 de dezembro
Educação | 04 de Novembro de 2024 as 06h 25min
Fonte: Secom -MT

As inscrições para o Concurso Vestibular 2025/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerram nesta segunda-feira (04.11). Esta edição oferta 2.550 vagas em 63 cursos, distribuídos em 13 municípios do Estado. As inscrições custam R$ 150 para o seletivo por prova e R$ 50 para o seletivo por histórico escolar.
O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar. Para isso, deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.
Este vestibular contará com dois processos seletivos, dependendo do curso de interesse do candidato: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. O edital completo e a página de inscrições podem ser acessadas clicando aqui.
As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O Vestibular 2025/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação. As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 8 de dezembro, das 13 às 18 horas.
O resultado final será divulgado a partir do dia 3 de fevereiro. O período letivo terá início no dia 17 de fevereiro. Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br.
Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail vestibular@unemat.br ou pelo telefone (65) 98120-0095.
Cursos com ingresso por histórico escolar:
-
Administração (Noturno): Campo Verde, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
-
Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres
-
Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra
-
Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno) e Cáceres (Matutino)
-
Ciências Econômicas (Noturno): Sinop
-
Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)
-
Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra
-
Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres
-
Engenharia Elétrica (Integral): Sinop
-
Engenharia Florestal (Noturno): Alta Floresta
-
Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop
-
História (Noturno): Cáceres
-
Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra
-
Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra
-
Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop
-
Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop
-
Sistemas de Informação (Noturno): Sinop
-
Tecnologia de Alimentos (Noturno): Barra do Bugres
-
Tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócios (Noturno): Tangará da Serra
-
Zootecnia (Integral, com atividades concentradas no matutino): Pontes e Lacerda
Cursos com ingresso por prova:
-
Agronomia (Integral): Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra
-
Ciências Contábeis (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
-
Direito: Alta Floresta (Noturno), Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno), Cáceres (Matutino), Colíder (Noturno), Diamantino (Noturno) e Pontes e Lacerda (Noturno)
-
Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
-
Medicina (Integral): Cáceres
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
MT atinge meta de 10,1 mil matrículas no ensino técnico integrado
Em 2026, foram matriculados 6.628 novos alunos, um aumento de 90,7% em relação ao ano passado
19 de Maio de 2026 as 16h00Seduc leva experiência de Mato Grosso ao Fórum Mundial de Educação
Secretária participa de debates sobre avaliação da aprendizagem, formação de professores, inclusão e os desafios da educação pública nos próximos anos
19 de Maio de 2026 as 12h08Governo de MT alcança 75% de crianças alfabetizadas na idade certa e é reconhecido pelo Senado
Resultado do Estado supera a meta projetada para o período e ultrapassa patamar previsto para 2028
19 de Maio de 2026 as 12h07Sinop eleva índices educacionais e tem 24 escolas acima da média no Avalia-MT
14 de Maio de 2026 as 15h06Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 227 escolas cívico-militares
Mudanças passam por consulta à comunidade escolar e publicação oficial
14 de Maio de 2026 as 08h34Unemat abre seleção especial com 1.098 vagas para ingresso em cursos no segundo semestre de 2026
Seleção terá vagas por nota do Enem e análise de histórico escolar; inscrições começam em 18 de maio
12 de Maio de 2026 as 14h20Inscrições para 1.880 vagas em cursos técnicos gratuitos terminam na quarta-feira (13)
Cadastro é totalmente online e processo seletivo não tem aplicação de prova
11 de Maio de 2026 as 15h20Unemat oferta seletivo unificado com 212 vagas para professores temporários
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente via internet
07 de Maio de 2026 as 11h00