Brasil
Incentivo à leitura deve começar com os bebês na creche
Resultado do Pisa mostra que 50% dos estudantes têm baixo entendimento na leitura
Educação | 04 de Dezembro de 2019 as 09h 18min
Fonte: R7

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira (3) os resultados do Pisa 2018 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). De acordo com os dados, o Brasil não avançou em leitura — 50% dos estudantes não tem o nível básico de entendimento — e também está entre os últimos colocados no ranking em matemática e ciências.
O Pisa avalia o desempenho de adolescentes de 15 anos, mas para mudar essa realidade, escolas apostam na leitura como um processo contínuo e de formação. Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Arco-Íris, em Lagoinha, no interior de São Paulo, bebês de 2 anos já têm acesso aos livros.
"Percebemos que as nossas crianças pertencem a famílias de não leitores, muitas têm pouco contato com a leitura e sem acesso aos livros", explica Claudiane Aparecida dos Santos Araújo, coordenadora pedagógica da Emei.
A partir dessa percepção, assim que as crianças chegam à creche, a família também é convidada a ouvir histórias. "Se a família não tem contato com a literatura, o professor passa a ser um bom modelo de leitor", diz a coordenadora.
Para que as crianças tenham opção de escolha, a escola investiu em um acervo rico e de qualidade de literatura infantil e também de adultos. Os pais têm um cantinho de acolhida logo na entrada e ali os livros estão à disposição.
Projetos de leitura são desenvolvidos ao longo do ano. Os professores seguem uma planilha e um percurso literário. Um dia do ano as famílias tomam uma praça para o Varal Literário, que envolve toda a comunidade com a leitura. A escola abre a biblioteca escolar a adultos. Também são instaladas casinhas literárias para a livre troca de livros.
Tudo isso feito à base de muito planejamento e formação dos professores, fatores que impactam na escolha de um acervo de qualidade a boas mediações de leitura. Esse trabalho começou com o projeto Pequenos Leitores, uma parceria entre a FTD Educação, a CEDAC e as Secretarias de Educação dos municípios participantes.
Na cidade de Catalão, em Goiás, o foco está na formação dos alunos do primeiro fundamental dentro do projeto Mosaic Educa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
O município passou a investir na leitura literária diária, além de selecionar melhor os livros oferecidos aos alunos. O impacto, de acordo com a Secretaria, foi a melhora do vocabulário e um engajamento maior dos professores.
Notícias dos Poderes
Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11Prefeito articula com vice-governador construção de nova escola de tempo integral para Sinop
13 de Outubro de 2025 as 09h43Termina domingo o prazo de inscrições no processo seletivo da Seciteci
Mais de 100 vagas para professores e técnicos de apoio educacional estão disponíveis em 17 cidades do estado; salários chegam a R$ 12 mil
10 de Outubro de 2025 as 08h30Seduc abre prazo para recursos do seletivo das escolas militares
Candidatos têm até esta quarta-feira (8) para contestar questões e respostas preliminares; gabarito oficial sai dia 14; resultado final será divulgado no dia 24 de outubro
07 de Outubro de 2025 as 16h26