Caso Internacional
Hospital pede autorização à família errada para desligar aparelhos que mantinham homem vivo
Familiares estão processando instituição de saúde por negligência no caso; entenda
Educação | 17 de Janeiro de 2025 as 12h 24min
Fonte: O tempo

Um homem morreu após ter os aparelhos que o mantinham vivos desligados, por autorização da irmã. O problema é que o hospital que cuidava dele entrou em contato com a família errada, ao confundir dois pacientes que dividiam um mesmo quarto.
O caso ocorreu no Canadá, no hospital PeaceHealth Southwest Medical Center, em Vancouver, em 2021, mas veio à tona recentemente após o processo ser divulgado.
O que aconteceu
David Wells foi levado inconsciente e sem respiração para a instituição de saúde. Ele havia se engasgado com um pedaço de carne em agosto de 2021. No hospital, foi identificado incorretamente como Mike Beehle, que foi internado no mesmo quarto.
A equipe do hospital tentou entrar em contato com a família Wells para decidir se manteriam o homem vivo, respirando por aparelhos, ou se tomariam a decisão complicada de desliga-los, mas, por acidente, entrou em contato com a irmã de Beehle, informando que era ele que estava em estado grave.
“Eles falaram que ele estava em morte cerebral e me perguntaram se queríamos manter os aparelhos ou desliga-los", contou Debbie Danielson, irmã de Mike Beehle, acreditando estar recebendo notícias do parente.
Após tomar a decisão mais difícil de sua vida, Debbie decidiu autorizar a retirada dos aparelhos, mas recebeu uma ligação do irmão, que se recuperou, uma semana depois. "Não tem como você estar vivo. Você deveria estar morto!", afirmou Debbie, ao telefone, com o irmão.
O hospital, na verdade, removeu os aparelhos de David Wells, que foi confundido com o colega de quarto. Quando o corpo chegou na funerária, o mal-entendido foi revelado, e o filho de Wells recebeu a ligação com a notícia devastadora.
“Eles basicamente só me disseram que havia uma emergência em relação ao meu pai e que ele foi declarado morto”, contou o rapaz. Foi só três anos depois, quando uma repórter entrou em contato com ele, que Shawn Wells descobriu a confusão.
As duas famílias estão processando o hospital por negligência, pedindo uma quantia não divulgada.
“Eles lidaram extremamente mal com isso”, disse Shawn Wells a uma emissora de TV local. "Nunca vou ter essa decisão de volta. É perturbador. Acho que nunca vou superar", desabafou.
Notícias dos Poderes
Homem morre após ser atacado por canguru em zoológico nos EUA
Eric Slate, de 52 anos, sofreu múltiplos ferimentos após, supostamente, ter ‘brincado de lutinha’ com o animal
12 de Maio de 2025 as 19h47Machado embarga decisão do TSE e pede esclarecimentos antes do novo pleito
No último dia 8 de maio o TSE anulou a eleição ocorrida no dia 29 de abril para os cargos de presidente e vice-presidente do TRE
12 de Maio de 2025 as 19h36Por unanimidade, STF mantém prisão de lobista de MT acusado de esquema de venda de sentenças
13 de Maio de 2025 as 07h33Homem é morto por leão que ele tentava domesticar no jardim de casa
Felino devorou grande parte do corpo do iraquiano, que tinha 50 anos
12 de Maio de 2025 as 19h26Exponorte 2025 começa nesta semana em Sinop com segurança e trânsito reforçados
12 de Maio de 2025 as 16h20Justiça autoriza uso de provas da PF em ação que pode cassar prefeito de Sorriso
PF liga empresa de VG a caixa dois de prefeito de Sorriso
12 de Maio de 2025 as 16h10