Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Em 2024

Governo de MT anuncia novo edital para selecionar mais 100 estudantes para intercâmbio na Inglaterra

Além dos estudantes selecionados, 15 professores da rede estadual deverão ir à Europa com tudo pago pelo Estado

Educação | 27 de Outubro de 2023 as 08h 02min
Fonte: Mailson Prado | Seduc-MT

Foto: Lucas Rodrigues

 

O governador Mauro Mendes e o secretário de Educação do Estado, Alan Porto, anunciaram nesta quinta-feira (26.10) o edital para a nova seleção de 100 estudantes da rede estadual de ensino para a segunda edição do programa de intercâmbio custeado pelo Governo do Estado, o MT no Mundo. O programa faz parte do conjunto de políticas de melhoria na qualidade da educação, implementadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e contempladas nas 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 anos.

A seleção dos estudantes será feita de acordo com análise do desempenho dos jovens na plataforma do Mais Inglês MT e em sala de aula. 

O governador destacou que o intercâmbio deverá incentivar os estudantes a se dedicarem cada dia mais aos estudos.

“Finalizamos junto com a Seduc o edital que vai selecionar os 100 novos estudantes e 15 professores que vão realizar o intercâmbio cultural no exterior em 2024. Essa ação vai estimular a todos os nossos alunos e dar a eles a mesma oportunidade de viajar ao exterior e imergir nessa experiência única. É hora dos estudantes se esforçarem e dedicarem, principalmente nas plataformas de ensino para poder vivenciar em prática o intercâmbio, como outros 100 jovens puderam realizar este ano”, destacou.

Os estudantes serão acompanhados por 15 professores, também da rede estadual de ensino. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou a importância do intercâmbio como ferramenta de formação para os estudantes e profissionais selecionados.

“O objetivo dessa política é aprimorar o programa de formação continuada dos professores e levar o estudante do estado de Mato Grosso a uma melhor proficiência em se comunicar e ampliar suas oportunidades de vida. Destes 100 estudantes, serão selecionados 50 que obtiverem as melhores notas na avaliação formativa final, com as vagas sendo distribuídas por todo o Estado, via Diretorias Regionais de Educação (DREs) e outros 50 que tiverem os melhores índices em inglês”, destacou.

As despesas com o deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.

As vagas disponibilizadas serão preenchidas conforme os critérios estabelecidos pelo edital. Além disso, a iniciativa está condicionada à emissão de passaporte válido e processo licitatório de contratação da empresa para o intercâmbio.

O edital de seleção dos estudantes para o programa deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado, na primeira semana de novembro.