Eleição na UFMT
Ex-reitor declara apoio ao professor Paulo Teixeira
A comunidade universitária da UFMT escolhe no dia 16 de março, por voto, seu próximo gestor
Educação | 04 de Março de 2016 as 09h 38min
Fonte: Midianews

O professor Paulo Speller, que atualmente ocupa o cargo de secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a Educação, a Ciência e a Cultura e ex-reitor da UFMT por dois mandatos (de 2000 a 2008), anunciou seu apoio à candidatura do professor Paulo Teixeira, da Chapa 02, à reitoria da instituição.
A comunidade universitária da UFMT – docentes, técnico-administrativos e estudantes – escolhem no dia 16 de março, por meio de voto, o nome que encabeçará a listra tríplice de candidatos a reitor e que, tradicionalmente é nomeado para o cargo.
Ao anunciar seu voto em um vídeo, Paulo Speller, hoje residindo em Pernambuco em decorrência do cargo que ocupa na OEA, explicou sua opção pela trajetória de docência e pesquisador e pela capacidade de articulação de Paulo Teixeira, que foi seu pró-reitor de Pesquisa e hoje chefia a Secretaria de Relações Internacionais da UFMT. “Paulo Teixeira foi meu pró-reitor de Pesquisa, é muito competente e com o trabalho que realizamos, juntamente com uma competente equipe, mudamos a trajetória da UFMT, colocando-a no mapa das instituições de pesquisa com a implantação de programas de pós-graduação”, disse Speller.
Paulo Speller acrescentou que o candidato da Chapa 02 tem uma trajetória tanto como docente quanto como pesquisador que o credencia a dirigir a instituição. “Ele possui uma grande capacidade de iniciativa e articulação e acredito que, neste momento, é a pessoa que, juntamente com seu candidato a vice-reitor, Sérgio Allemand, pode trazer uma forte contribuição para a administração da nossa universidade. Eu apoio Paulo Teixeira para reitor”, concluiu Paulo Speller.
Professor doutor com PhD em Química, Paulo Teixeira ingressou por concurso na docência da UFMT em 1993, ocupou cargos de gestão e participou e dirigiu vários programas de pesquisa, incluindo a criação do Centro de Pesquisa do Pantanal CPP), o que possibilitou a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Áreas Úmidas (Inau) e a implantação, em Cuiabá, do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP).
Já desenvolveu projetos com instituições de ensino internacionais, realizou diversas palestras no exterior, o que lhe possibilitou trazer significativos recursos de fontes financiadoras internacionais para projetos da UFMT e aquisição de modernos equipamentos para laboratórios de pesquisa.
Notícias dos Poderes
Solicitação de matrículas na rede estadual começa nesta quarta-feira; veja cronograma completo
Prazo vai até 7 de novembro e contempla alunos da Educação Especial, de Cuiabá e do interior
30 de Outubro de 2025 as 09h38Seduc mobiliza equipe em Sinop para ouvir professores e diretores de escolas e atender demandas
Com escutas ativas, visitas técnicas e reunião com gestores, secretaria acelera soluções pedagógicas e administrativas
27 de Outubro de 2025 as 16h18Senac faz seletivo com vagas que pagam até R$ 6,4 mil
24 de Outubro de 2025 as 08h45Professora da UFMT Campus Sinop apresenta estudo sobre silo bolsa em congresso internacional
23 de Outubro de 2025 as 15h05Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11