Sucessão Papal
Ex-bispo de MT é um dos cotado para suceder Papa Francisco
Dom Leonardo Steiner, que comandou a Prelazia de São Felix do Araguaia, no nordeste de MT, pode ser eleito o 2º papa latino-americano
Educação | 07 de Maio de 2025 as 08h 56min
Fonte: Unica News

O Vaticano iniciou nesta quarta-feira (7) o Conclave – eleição que vai escolher o sucessor de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, falecido no dia 21 de Abril deste ano. E entre os nomes que poderão ocupar a vaga, um brasileiro: O ex-bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (1.061 Km de Cuiabá) e atual Arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos.
Também chamado de “Cardeal da Amazônia”, Steiner é um dos religiosos brasileiros que estão na Santa Sé para participar da escolha do novo líder da igreja católica e é tido pela agência de notícias Reuters como um dos nomes mais fortes da lista dos “papabili” (papáveis), que também conta com representantes da Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Gana e Filipinas.
Caso seja escolhido, o brasileiro se tornará o segundo papa latino-americano da história, sendo apontado pela agência como um “Papa Francisco II”, devido às suas raízes franciscanas e defesa de pautas ligadas ao meio ambiente.
Em entrevista recente ao Vatican News, Dom Leonardo exaltou a natureza empática e solidária de Francisco.
“Nós somos tão profundamente agradecidos, porque o Papa Francisco tinha um carinho tão grande pela Amazônia, pelo pulmão da Terra, mas, especialmente pelos seus povos, e especialmente os povos originários”, destacou.
Além de Steiner, outros cardeais brasileiros também participarão do conclave: Odilo Scherer, de São Paulo (SP); Orani João Tempesta, do Rio de Janeiro (RJ); Sérgio da Rocha, de Salvador (BA); Paulo Cezar da Costa, de Brasília (DF); e Jaime Spengler, de Porto Alegre (RS).
COMO SERÁ O CONCLAVE?
O Colégio de Cardeais que se reunirá no Conclave conta com 135 eleitores, todos com menos de 80 anos. Para ser eleito, o novo papa terá que ter dois terços dos votos do colegiado (90 votos).
A maior parte dos líderes que participarão da eleição vêm da Europa (53), seguido pela Ásia (23), África (18), América do Sul (17), América do Norte (16), América Central (4) e Oceania (4), destacando que a delegação brasileira é maior de religiosos oriundos de um único país.
Além disso, dos 135 cardeais que votarão, 108 foram proclamados cardeais pelo papa Francisco, 22 pelo papa Bento XVI e 5 deles pelo papa João Paulo II.
A expectativa é que a votação que vai escolher o novo pontífice dure de dois a três dias, segundo líderes religiosos que participarão da eleição. Caso não haja consenso, serão feitas mais votações até que se atinja o número necessário de votos.
Com a confirmação da escolha, uma fumaça branca sairá de uma chaminé no telhado da Capela Sistina, indicando que o Colégio dos Cardeais obteve êxito em eleger um novo Papa.
Notícias dos Poderes
STJ nega levar médica a júri popular por morte de verdureiro em Cuiabá
10 de Maio de 2025 as 18h47Sinop: Mulher morre atropelada por carreta
10 de Maio de 2025 as 11h44Inquérito sobre relação de lobista de MT e ministro é arquivado
ndreson de Oliveira Gonçalves é investigado em operação sobre suposta venda de sentenças
09 de Maio de 2025 as 16h26Mato Grosso completa hoje 277 anos
09 de Maio de 2025 as 16h02Escolhida Rainha da Exponorte 2025
09 de Maio de 2025 as 15h22Eleição da presidência do TRE/MT é anulada
TSE afirmou que resultado viola a lei da Magistratura
09 de Maio de 2025 as 13h24Usina de trituração de pneus é flagrada furtando energia
A ligação feita na rede de alta tensão de forma irregular colocava a vida de pessoas e animais em risco
09 de Maio de 2025 as 13h19TCE-MT dá 15 dias para Governo do Estado explicar situação dos consignados e anuncia auditoria
Entre as informações requeridas estão a relação nominal dos servidores com descontos em folha e a identificação das instituições financeiras autorizadas a operar no estado
09 de Maio de 2025 as 12h21