Educação
Estudantes são premiadas em concurso de redação do projeto Norte Show Kids sobre o agro em Sinop
Educação | 24 de Junho de 2025 as 14h 13min
Fonte: Assessoria

Três alunas da rede municipal de ensino de Sinop foram as grandes vencedoras do concurso de redação do projeto Norte Show Kids, que buscou envolver estudantes do 4º ano em atividades educativas sobre o agronegócio. Mais de 1.500 crianças participaram da ação que resultou em mais de 900 redações avaliadas. A iniciativa desenvolvida pelo projeto “De Olho no Material Escolar”, Sindicato Rural de Sinop e Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso.
O primeiro lugar ficou com Luiza Natacha de Souza, aluna da EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, orientada pela professora Zilda Aparecida Moreira. O segundo lugar foi conquistado por Taynara Vitória da Silva dos Santos, do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiler, sob a orientação da professora Raquel Lima. Já o terceiro lugar ficou com Alana Vitorino Moreira, da EMEB Professora Ana Cristina de Sena, com acompanhamento da professora Eliane Linkoski.
A professora Raquel Lima Veras Mazocco, que teve aluna premiada em 2º lugar, destacou o potencial da estudante e a importância do incentivo. “A Taynara veio com uma ideia muito bacana. O professor precisa ter esse olhar, de perceber o potencial da criança. E a escola é para isso, para potencializar.”
A diretora do Centro Educacional Lindolfo, Rosimeire Vilarinho, enfatizou o impacto pedagógico do projeto: “O Norte Show Kids trouxe muito conhecimento para as crianças. Trabalhamos o tema em sala, eles foram à feira, vivenciaram. O prêmio coroou esse esforço conjunto da escola com a feira.”
A idealizadora da ação, Cássia Garcia, lembrou que a proposta é aproximar os alunos do universo agro: “Mesmo vivendo na cidade, muitas crianças não sabem o que é o agronegócio. Queremos mostrar como ele interfere no nosso dia a dia, gera empregos, movimenta finanças e alimentos. É um incentivo que começa agora e pode refletir na vida profissional dessas crianças no futuro.”
A coordenadora do projeto e diretora do Sindicato Rural de Sinop, Miriam Zuanazzi, celebrou a participação e os resultados. “Vemos a alegria das crianças, o orgulho das famílias e professores. Isso é a certeza de que estamos no caminho certo ao promover educação de verdade e mostrar a realidade do agro.”
Além de placas comemorativas, as vencedoras receberam prêmios em dinheiro e livros informativos. A ação foi realizada em parceria com o projeto “De Olho no Material Escolar” e contou com a participação ativa das escolas, professores, coordenadores e familiares.
Notícias dos Poderes
Governo paga R$ 5 mil por nota máxima em redação no ENEM
Segundo o governador Mauro Mendes, a iniciativa busca reforçar a valorização da educação pública e estimular os estudantes a se dedicarem ainda mais à prova
03 de Dezembro de 2025 as 11h11UFMT terá campus em Lucas do Rio Verde a partir de 2026; veja cursos
Campus irá oferecer, inicialmente, quatro cursos a partir do próximo ano.
28 de Novembro de 2025 as 10h20Lula sanciona veto a linguagem neutra em atos do governo
Nova lei estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples e restringe o uso de linguagem neutra em textos da administração pública
18 de Novembro de 2025 as 15h06Estudantes de MT poderão receber até R$ 5 mil por nota alta na redação do Enem; entenda
Medida faz parte do Prêmio Redação Nota Mil, lançado neste ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)
17 de Novembro de 2025 as 09h45UFMT é a 38ª melhor universidade do país, avalia estudo
A instituição é a única mato-grossense entre as 50 primeiras
12 de Novembro de 2025 as 09h18Seduc reforça diálogo com professores e estudantes em visitas técnicas no Polo Sinop
Até dezembro, o programa de escuta ativa terá passado pelas 13 Diretorias Regionais de Educação do estado
11 de Novembro de 2025 as 16h01Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
10 de Novembro de 2025 as 10h00Seduc amplia prazo e Matrícula Web para novos alunos segue até segunda-feira (10)
Famílias têm mais tempo para garantir vaga na rede estadual; solicitação deve ser feita on-line
07 de Novembro de 2025 as 06h57