Baixo custo
Estudantes que participam de projeto desenvolvido pela Seaf e Seduc desenvolvem sistemas de irrigação
nvenções tem custo baixo e vão ser usadas em horta do projeto Hortas Escolares
Educação | 13 de Julho de 2024 as 15h 17min
Fonte: Pollyana Araújo - Secom-MT

Os estudantes da Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop, desenvolveram sistemas de irrigação para usar na horta escolar, que faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Os sistemas de irrigação desenvolvidos pelos alunos, incluindo um aspersor central de grande potência e um sistema de irrigação aérea com bailarinas direcionadas para os canteiros das folhagens.
“O projeto é importante para integrar educação e produção sustentável de alimentos, preparando as futuras gerações para um futuro mais consciente e sustentável”, declarou a coordenadora de Infraestrutura Rural da Seaf, Sulidir Pereira.
O sistema de nebulização em berçário cria uma nuvem de microgotas que controla a umidade e a temperatura na horta.
Os estudantes também desenvolveram um aplicativo capaz de identificar variedades medicinais e plantas usadas como temperos.
“O aplicativo já está disponível e nossos alunos estão focados agora na montagem da irrigação por nebulização”, afirmou a professora Silmara de Oliveira Rocha, que coordena o projeto Hortas Escolares na escola.
Ela destacou que os inventos têm um custo muito baixo.
A escola é uma das 300 unidades escolares da rede estadual selecionadas para o projeto Hortas Escolares 2024, e se destaca tanto pelo espaço físico da horta quanto pelo volume de produção, com 350 alunos envolvidos diretamente no projeto.
Eles também produzem adubo orgânico, com sobras de alimentos, pedaços de pau, papelão e bagaços vegetais, enriquecidos com girassol cultivado pelos próprios alunos.
Notícias dos Poderes
Pais e responsáveis devem atualizar cadastro escolar nas 628 escolas da Rede Estadual
Mato Grosso tem 333.958 alunos matriculados nas escolas estaduais; atualização é um procedimento obrigatório
10 de Abril de 2025 as 15h38Governador assinou edital para 1.500 vagas de professor na Seduc
Mauro Mendes também enviou projeto de lei para flexibilizar hora-atividade
02 de Abril de 2025 as 08h02Sesi disponibiliza 400 vagas gratuitas para EJA em Sinop, Várzea Grande e Rondonópolis
As matrículas vão até o dia 04 de abril de 2025, e o início das aulas está agendado para 07 de abril de 2025
31 de Março de 2025 as 10h07MT é o 2º estado com mais alunos de 15 a 17 anos fora das salas de aula, aponta IBGE
Região Centro-Oeste também registrou o 2º pior índice de frequência escolar do Brasil em três faixas etárias. Entre as capitais, Cuiabá é a 9ª com maior número de pessoas de 25 anos ou mais com nível superior completo
27 de Fevereiro de 2025 as 08h25Senac abre inscrições para 640 vagas em cursos técnicos gratuitos a distância em MT
As oportunidades são para as áreas de Administração, Logística, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Secretariado, Contabilidade, Qualidade, Guia de Turismo, Óptica, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias
25 de Fevereiro de 2025 as 16h41Concluintes do ensino médio poderão sacar poupança
MEC começará a pagar, na terça-feira (25/2), incentivos aos alunos que concluíram uma das séries do ensino médio e aos que fizeram o Enem em 2024. Aprovados no 3º e 4º ano podem retirar até R$ 1.200
23 de Fevereiro de 2025 as 14h20Seduc realiza consulta em 31 escolas da Rede Estadual para conversão em modelo cívico-militar
Objetivo do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, é chegar a 100 unidades em 2025
18 de Fevereiro de 2025 as 14h03Professores e alunos da Rede Estadual de MT podem receber até R$ 11 mil em auxílio para pesquisa
As inscrições para as bolsas estão abertas e seguem até o dia 14 de março pela Fapemat
17 de Fevereiro de 2025 as 14h12