Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Bonificação

Estudantes de MT receberão 15% de bônus no Enem para entrar na UFMT a partir de 2024

Ação prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado

Educação | 29 de Dezembro de 2023 as 07h 00min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Ascom

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que forem de Mato Grosso e se candidatarem para os cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2024.

A medida, que foi publicada nessa terça-feira (26) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), tem o objetivo de atuar como uma política publica de inclusão regional.

Segundo a publicação, o bônus na nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada.

Também serão contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou também por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.

Conforme o documento, a bonificação terá efeito apenas classificatório e não será levado em consideração para eventuais critérios eliminatórios.

Ainda de acordo com o documento, não será permitido a mudança de modalidade ou desistência da ação afirmativa após o período de inscrição.

Já os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto da bonificação estadual, quanto da política de reserva de vagas definida pela Lei de Cotas, devem optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a aplicação das duas.