Em Brasília
Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
Educação | 30 de Junho de 2025 as 07h 15min
Fonte: Seduc- MT

Com muita surpresa, a estudante Stefany Formigari Wrzsciz, de 16 anos, recebeu a notícia de que foi selecionada para o Programa Jovem Senador 2025. Moradora da zona rural de Sinop, a aluna estuda na Escola Estadual do Campo Carlos Drummond de Andrade e vai representar Mato Grosso na Semana de Vivências Legislativas 2025, em Brasília, de 18 a 22 de agosto.
Com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, a redação da Stefany foi selecionada entre 5.498 textos de estudantes inscritos, de 221 escolas de Ensino Médio, nas 13 Diretorias Regionais de Ensino.
A estudante destacou que usou a criatividade e ao mesmo tempo a sua opinião. “Recebi com muita surpresa, não esperava. Escrevi a redação e mandei sem esperança e saber que fui selecionada pelo Senado da República dentre tantas outras do Estado, é motivo de muita felicidade”.
A redação da vencedora passou por seleções feitas por equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e do próprio Senado.
Todos os anos é proposto um tema de redação que aborda civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Esse ano, o tema foi: Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia.
O coordenador de Ensino Médio da Seduc, André Riul, aproveitou a oportunidade para parabenizar a estudante e agradecê-la pelo empenho.
“A gente fica muito feliz com essa seleção. Fizemos questão de vir na escola para entregar pessoalmente o passaporte do programa. Parabéns Stefany, que você aproveite e leve essa experiência para toda a vida”, destacou.
Programa Jovem Senador
Criado pelo Senado Federal em 2005, o programa convida estudantes de escolas públicas e privadas de cada estado para desenvolver projetos de interesse social e, posteriormente, concorrer a uma vaga de representante estadual no Senado.
Durante a etapa final, os jovens também têm a chance de simular atividades legislativas como debates, comissões e votação de propostas.
O Jovem Senador tem como objetivo incentivar os selecionados do Ensino Médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos.
Notícias dos Poderes
Com mais de 135 mil profissionais e técnicos formados, Grupo FASIPE ganha destaque em todo Mato Grosso
22 de Agosto de 2025 as 16h41Governo premia 100 escolas da rede pública de MT com R$ 5 milhões na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT
Governador, vice-governador e secretário divulgaram também 13 estudantes com as maiores proficiências em cada uma das 13 DREs
21 de Agosto de 2025 as 15h18Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas
Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano
21 de Agosto de 2025 as 07h50Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025
Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital
15 de Agosto de 2025 as 07h18Governador anuncia licitação e 100% das escolas estaduais terão quadras
Mauro Mendes afirmou que melhorar a infraestrutura das unidades é prioridade
14 de Agosto de 2025 as 15h00Projeto Bombeiros do Futuro forma 48 alunos da rede pública de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 13h00UFMT oferta 238 vagas remanescentes no Campus Sinop
12 de Agosto de 2025 as 16h01Inscrições para Vestibular Unemat 2026 iniciam no dia 25 de agosto
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
12 de Agosto de 2025 as 16h10