Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 21 de Agosto de 2025

Menu

Jovem Senador 2025

Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas

Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano

Educação | 21 de Agosto de 2025 as 07h 50min
Fonte: Seduc- MT

Foto: Divulgação

A estudante Stefany Formigari Wrzsciz, 16 anos, da Escola Estadual do Campo Carlos Drummond de Andrade, em Sinop, está em Brasília desde o dia 18 de agosto participando da Semana de Vivências Legislativas 2025, que prossegue até esta sexta-feira (22.8). Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o Programa Jovem Senador deste ano.

Com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, a redação da Stefany foi selecionada entre 5.498 textos de estudantes inscritos, de 221 escolas de Ensino Médio, nas 13 Diretorias Regionais da Secretaria de Educação (Seduc).

“Tenho o prazer de viver esta semana incrível como Jovem Senadora. Estou aprendendo sobre todo o processo legislativo brasileiro, a cultura da cidade e, principalmente, ampliando minha visão de mundo”, conta Stefany.

Ele acrescentou que, com essa conquista, abriu os olhos para uma realidade totalmente diferente da dela e passou a acreditar, ainda mais, que qualquer pessoa pode alcançar o que sonha. “Estar aqui é um sonho que eu nunca imaginei que pudesse se realizar, mas, graças ao Projeto Jovem Senador, aqui estou eu”.

Stefany disse que, até sexta-feira, terá dias intensos na Capital Federal. “Estou conhecendo lugares históricos, obras de arte únicas e tive experiências enriquecedoras. Ao mesmo tempo, fiz amigos que levarei comigo nas minhas memórias mais felizes desta semana e pude compreender costumes e culturas diversas. Definitivamente, é uma semana inesquecível”.

Também está na memória dela a solenidade de posse, que foi conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e marcou ainda a eleição da Mesa Diretora, composta pela presidente Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, e pela vice-presidente Darliane Crislaine Lima da Silva, estudantes do Rio Grande do Norte de e Alagoas, respectivamente.

Na avaliação do secretário de Educação, Alan Porto, a participação dos estudantes da rede estadual de Mato Grosso no programa é de extrema importância porque vai além de uma experiência acadêmica: “É uma oportunidade concreta de vivenciar a democracia, compreender o funcionamento do Poder Legislativo e perceber que sua voz pode influenciar decisões que impactam toda a sociedade”.

Para Alan Porto, esse protagonismo fortalece o senso crítico, amplia a visão cidadã e incentiva o engajamento dos jovens em questões políticas e sociais, preparando-os não apenas para o futuro profissional, mas, sobretudo, para exercerem uma cidadania ativa, consciente e transformadora.

O programa

O Jovem Senador é uma ação institucional do Senado que proporciona a estudantes do ensino médio de escolas públicas a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e vivenciar a prática parlamentar. Durante a programação, os participantes apresentam e debatem projetos de lei. Os textos aprovados vão para análise do Congresso Nacional.

A escolha dos participantes é feita através de um concurso de redação, organizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação. Neste ano, o Jovem Senador bateu recorde de participação, com 4.202 escolas públicas estaduais inscritas e cerca de 170 mil redações enviadas. A lista de estudantes selecionados nesta edição foi revelada no começo de julho.

Além da experiência parlamentar, os participantes, um de cada estado e do Distrito Federal, ganham um notebook como prêmio.