Sinop
Estado ainda não decidiu onde será a Escola Militar
Definição da estrutura física deve ser discutida com a comunidade
Educação | 20 de Dezembro de 2017 as 16h 43min
Fonte: Jamerson Miléski

O Governo do Estado ainda não tem uma posição definida sobre onde será implantada a Escola Militar prometida para cidade de Sinop. A unidade foi anunciada no início de dezembro, pelo secretário estadual de Educação, Marco Marafon, durante reunião com o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e vereadores do PSDB de Sinop. A declaração era de que a escola entraria em operação ainda em 2018.
O primeiro obstáculo é definir qual estrutura física acolherá a Escola Militar. Segundo a assessora pedagógica da Seduc em Sinop, Janaina Chitolina, o assunto deve ser discutido com a comunidade no início do próximo ano. “A Seduc juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e a Câmara dos Vereadores de Sinop vão definir qual será o local da escola”, informou.
Algumas possibilidades já foram aventadas. Uma delas é a antiga estrutura da escola estadual Osvaldo de Paula, onde opera o EJA (Ensino de Jovens e Adultos). “Algumas pessoas entenderam que o EJA será desativado. Não é o caso. Mesmo se esse local for escolhido para abrigar a Escola Militar, outro espaço será destinado para o Ensino de Jovens e Adultos. Hoje temos mais de 2 mil alunos atendidos no EJA. Não há qualquer possibilidade de extinguirmos o serviço”, comentou a assessora pedagógica.
As outras opções são a Escola Estadual Rosa dos Ventos (no Jardim Imperial), e a Nossa Senhora de Lourdes, no Setor Industrial. No caso dessa última, o Estado já iniciou o processo de licitação para contratação de uma empresa que fará a construção do novo prédio da unidade de ensino. O imóvel antigo poderia ser disponibilizado para a Escola Militar.
A última opção seria estabelecer uma parceria com o município para que a Escola Militar fosse estabelecida em uma unidade da rede municipal. Em meados de 2017 a comunidade escolar da Escola Lindolfo Trieweiller protestou contra a ideia de transferir a estrutura para viabilizar o projeto do Estado. Segundo Janaina, a Escola Lindolfo não está cotada entre as opções para implantação da Escola Militar.
Além da escola no Jardim Terra Rica, que quando pronta abrigará a Escola Nossa Senhora de Lourdes, há duas outras estrutura do Estado em construção no município. No Jardim das Nações, em estágio avançado de construção, está o prédio que abrigará a Escola Cleufa Hubner, que funciona atualmente em dois imóveis alugados. A última unidade em construção está no Jardim das Orquídeas, que abrigará a Escola Djalma Guilherme. Essa obra sequer começou e está em processo de licitação, depois que o contrato firmado em 2013 foi cancelado em 2015.
Escolas Militares
Em 2017, após mais de 30 anos da criação da primeira escola militar de Mato Grosso, a Seduc, em parceria com os municípios e a Sesp, lançou mais quatro unidades: em Confresa, Juína, Nova Mutum e Sorriso. O modelo tem sido elogiado pelas comunidades e outros municípios têm se interessado em abrigar o projeto.
O modelo de escola funciona integrado com a Sesp – e tem como objetivo contribuir no processo de formação do cidadão. A escola segue a matriz curricular na rede estadual, com o desenvolvimento nos alunos do sentimento de amor à Pátria, da sadia mentalidade de disciplina consciente, do culto às tradições nacionais, regionais e do respeito à cidadania e aos direitos humanos.
É permitido aos militares ministrarem aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição adotados pela Seduc.
Notícias dos Poderes
Dados do IBGE mostram que homens idosos são maioria entre anafabetos de Mato Grosso
Para a população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso foi de 15,7%
23 de Junho de 2025 as 08h32Projeto de inclusão digital transforma vidas de jovens em Sinop
20 de Junho de 2025 as 16h13Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32