Inclusão escolar
Escolas particulares de MT vão à Justiça contra lei que pune por recusa de alunos neurodivergentes
Sindicato que representa escolas particulares vê falta de devido processo legal e punição automática sem direito a ampla defesa e contraditório em lei aprovada pela AL que pune com descredenciamento da rede e multa de mil UPF´s estabelecimentos que
Educação | 03 de Junho de 2026 as 12h 50min
Fonte: Isso é Notícia

O Sindicato dos Estebelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinepe-MT) moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra uma lei estadual aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) que pune escolas particulares que se recusam a matricular alunos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento no estado.
A ADI foi distribuída no dia 28 de maio ao desembargador Rubens de Oliveira Filho, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O artigo 2ª da Lei Nº 13.335/2026 prevê que “será suspenso o credenciamento da instituição educacional privada que negar matrícula de alunos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento no âmbito do Estado de Mato Grosso”.
Além disso, a lei ainda prevê a aplicação de multa no valor de 1.000 (mil) UPF´s.
O Sinepe-MT garante não ser contrário à inclusão dos alunos, todavia, questiona o “método automático” previsto na legislação em vigor.
“O problema constitucional está na forma como tais sanções foram criadas, visto que lei não prevê processo administrativo sancionador, ainda a lei não assegura expressamente o contraditório, sequer assegura expressamente ampla defesa. Ainda, a lei não prevê decisão motivada, não prevê recurso administrativo para recorrer da aplicação das punições, igualmente a lei não estabelece gradação de penalidades”, argumentou o sindicato que representa as escolas particulares no estado.
O sindicato sustenta que o credenciamento da rede particular é feito pelo Conselho Estadual de Educação e que só a partir de um processo administrativo instaurado por ele é que a punição deveria ser executada.
“Ainda, a lei não remete ao Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso — CEE/MT, embora o credenciamento, a suspensão, a cassação e os processos apuratórios ligados às instituições de ensino sejam matérias próprias do Sistema Estadual de Ensino”, destacou.
“O risco jurídico é evidente: uma escola privada poderá sofrer suspensão de credenciamento e multa elevada sem que a lei assegure, de modo expresso, o procedimento constitucionalmente indispensável para a imposição de sanções administrativas. A presente ação, portanto, busca preservar a finalidade inclusiva da lei, mas impedir que seus dispositivos sancionatórios sejam aplicados de forma automática, arbitrária ou fora do procedimento legal próprio”, completou o sindicato.
O Sinepe pede ao TJ que suspenda liminarmente a lei e suas determinações até o julgamento do mérito da ADI.
Ainda não há decisão no processo.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
UFMT abre inscrições para 60 vagas de formação de professores indígenas da Terra Capoto-Jarina
Cursos são presenciais, terão 3.344 horas de formação e serão realizados entre Cuiabá e aldeias da Terra Indígena Capoto-Jarina
10 de Setembro de 2026 as 10h19Secretaria de Educação abre inscrições para ingresso em escolas militares
Aplicações são gratuitas e devem ser realizadas até às 18h do dia 9 de setembro de 2026, pela internet ou presencialmente na unidade escolar
04 de Setembro de 2026 as 09h30Parceria entre Senai MT e Seduc oferta 1,1 mil vagas gratuitas
Oportunidades são destinadas a estudantes do ensino médio regular da rede pública estadual
03 de Setembro de 2026 as 11h09Duas professoras, uma escola: erro em MT gera impasse antes de inauguração
Lei de 2018 e decreto de 2022 deram nomes de professoras diferentes à mesma unidade de ensino em Cáceres; segunda homenageada dará nome a outra escola
02 de Setembro de 2026 as 11h30UFMT Sinop celebra 20 anos com sessão solene
Comemoração das duas décadas do campus continuará durante a semana
18 de Agosto de 2026 as 15h28Concurso em MT vai premiar estudantes com bicicletas e professores com eletrônicos
As inscrições dos professores serão realizadas entre 3 e 14 de setembro. O resultado final também está previsto para 24 de novembr
18 de Agosto de 2026 as 09h20IFMT abre inscrições para 1,5 mil vagas em cursos superiores de várias áreas
11 de Agosto de 2026 as 10h32IFMT abre maior seleção da história com 3.815 vagas gratuitas em MT; veja como se inscrever
Inscrições começam nesta sexta-feira (31) e seguem até 31 de agosto para ingresso em 2027. Processo seletivo oferece vagas em 23 unidades do estado, com duas formas de seleção: prova objetiva e análise do histórico escolar.
31 de Julho de 2026 as 16h00