Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 22 de Outubro de 2021

Educação

Enem: Sem data definida, Inep abre inscrições para pedido de isenção

Estudantes também podem justificar a ausência na edição passada

Exame Nacional | 17 de Maio de 2021 as 09h 25min
Fonte: R7

Apesar da falta de definição de um calendário, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abre nesta segunda-feira (17) as solicitações para os pedidos de isenção da taxa de inscrição. Os estudantes também têm até o dia 28 de maio para justificar a ausência na edição anterior.

Tanto o pedido de isenção como a justificativa devem ser feitos por meio da Página do Participante.

Para a isenção de taxa é necessário que o participante atenda a um dos seguintes requisitos: estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Enem
A portaria publicada no Diário Oficial da União com as metas do ano do Inep não previam a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Durante uma reunião com o CNE (Conselho Nacional de Educação), o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, informou que "definirá data do Enem neste mês". Falou que há um engajamento para que o exame seja realizado neste ano, mas destacou questões orçamentárias.