UFMT
Em Sinop, Reitora empossa Pró-Reitor em ato festivo, dialoga com comunidade e articula continuidade de parcerias
Educação | 20 de Outubro de 2016 as 16h 52min
Fonte: Selma Alves - Secomm/UFMT

Em solenidade que contou com a presença de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos, sociedade local e representantes públicos, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, comandou a cerimônia simbólica de posse do novo pró-reitor do Câmpus de Sinop, professor Roberto Carlos Beber, e sua equipe para administrarem a unidade no quadriênio 2016-2020. O evento, foi no auditório da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), também contou com a apresentação de projetos culturais derivados de ações da Universidade nas áreas de arte, cultura e extensão.
A professora Myrian Serra destacou que a emoção vivida pelos presentes se deve, principalmente, pela experiência vivenciada pela comunidade acadêmica de escolher o novo pró-reitor. "A primeira sinalização de que nossa gestão será pautada pela democracia é termos um pró-reitor escolhido pela comunidade universitária. A realização da solenidade foi a oportunidade de confraternizarmos com os estudantes, os professores e técnico-administrativos que participaram dessa construção," afirmou.
A programação também contou com momentos de agradecimento ao trabalho da comunidade acadêmica em Sinop. "Ao mesmo tempo, foi o momento de reconhecermos, homenagearmos e valorizarmos o trabalho desenvolvido pelo professor Marco Antônio Araújo Pinto, pró-reitor fundador do Câmpus. Ele se doou a essa tarefa e estava há 15 anos envolvido com sua consolidação, sendo dez à frente da pró-reitoria", comentou a reitora. Ela destacou que os cursos de graduação e pós-graduação existentes no Câmpus de Sinop já apresentaram excelente qualidade. "Isso mostra que é necessário e viável a expansão da educação superior pública e gratuita", reforçou.
Prefeitura de Sinop
A visita a Sinop também foi a oportunidade para que a reitora estabelecesse contato com representantes locais, buscando reforçar e ampliar as parcerias da UFMT com a sociedade. Como parte dos compromissos, a professora Myrian Serra foi recebida pelo prefeito Juarez Oliveira e o resultado do encontro foi produtivo. "Nesta reunião, estabelecemos e reiteramos os compromissos já assumidos. O prefeito se colocou à disposição para fazer outra agenda com sua sucessora, a futura prefeita Rosana Martinelli, e construirmos também uma transição da UFMT com a Prefeitura de Sinop. Ele também se prontificou a ser um parceiro articulador das demandas da região mesmo após janeiro, quando termina seu mandato", ressaltou.
Dentre os projetos em parcerias em andamento, estão as ações relacionadas ao CAIC e também às áreas da universidade que têm interesse em desenvolver projetos na cidade. "Conversamos também para realizarmos um projeto para urbanizar as ciclovias", pontuou a reitora.
Diálogo
Acompanhada pelo vice-reitor, Evandro Silva, pela pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Ozerina Victor de Oliveira, e pelo secretário de Articulação e Relações Institucionais, Fabrício Carvalho, a reitora manteve produtivos diálogos com a comunidade acadêmica durante os dois dias em que esteve no Câmpus de Sinop. Como a reunião com docentes do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), para tratar de pauta específica e outra com a nova equipe de trabalho do Câmpus. "Foi um momento muito rico. É com esse formato, articulação e diálogo que queremos envolver os quatro anos de gestão," finalizou.
Notícias dos Poderes
Seduc mobiliza equipe em Sinop para ouvir professores e diretores de escolas e atender demandas
Com escutas ativas, visitas técnicas e reunião com gestores, secretaria acelera soluções pedagógicas e administrativas
27 de Outubro de 2025 as 16h18Senac faz seletivo com vagas que pagam até R$ 6,4 mil
24 de Outubro de 2025 as 08h45Professora da UFMT Campus Sinop apresenta estudo sobre silo bolsa em congresso internacional
23 de Outubro de 2025 as 15h05Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11