Afeto
Em quarentena, aluno envia áudio dizendo sentir falta da professora e emociona
Até o momento, as aulas presenciais da rede municipal seguem sem previsão de volta
Educação | 08 de Julho de 2020 as 11h 15min
Fonte: Redação com assessoria

Em meio à pandemia do +novo coronavírus e a necessidade de se manter distante e, consequentemente, ter toda a rotina escolar afetada, demonstrações de afeto, carinho e amor como a do pequeno Enzo, da EMEB Taciana Balth Jordão, emocionam quem se dedica na caminhada de educar.
Desde que as atividades presenciais da Rede Municipal de educação - formada por mais de 17 mil estudantes - foi suspensa, as práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia e atividades domiciliares foram adotadas. Mas nem mesmo essa distância vem sendo capaz de abalar os laços de afeto.
Na mensagem de áudio gravada e enviada por aplicativo, o pequeno, atualmente cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, demonstra a relação entre estudantes e educadores baseada no carinho e atenção.
"Oi, professora, tudo bem? Eu 'tô' com muita saudade de você. Faz tempo que não vejo você. Faz tempo, professora. Essa pandemia 'tá' incomodando, hein? Eu te amo. Um beijo, professora", diz a criança.
A mensagem foi enviada para a professora Roneide Aparecida De Oliveira Tosetto. Ela, atualmente, não mais leciona para o pequeno, mas trabalhou com ele durante dois anos consecutivos, no 2º e 3º anos. Na ocasião, esse foi o período de construção e aprendizado conjunto. Um "trabalho de formiguinha" feito entre docente/escola e que criou um vínculo afetivo "muito significante", como descreve a professora.
"Enzo foi meu aluno por dois anos consecutivos e veio pra mim com transtorno opositor. Sou muito grata, pois ele é uma criança muito inteligente. Ele sempre manda algo pra mim. Sou muito feliz e grata por isso, pois valeu a pena todo o esforço. Só se torna uma educadora quando se tem a capacidade de olhar o outro com um olhar de carinho, de afeto", lembrou a professora.
"Receber esse carinho não tem preço. Não tem salário, não tem dinheiro. Só gratidão por meu trabalho e essas pessoas que passaram por mim. Esse é o grande desafio da profissão. Não é só entrar na sala e acabou. Não! Ser educador vai além da sala de aula. O papel do educador é conseguir fazer e trazer esses alunos pra si. Criar esse vínculo de afeto. Só assim as pessoas vão se transformando e melhorando as suas relações", observou, ainda, a professora.
Secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, professora Veridiana Paganotti lembra que toda a Rede Municipal - tanto pais, estudantes, quanto os próprios educadores - passam por um momento de readaptação.
Notícias dos Poderes
Com mais de 135 mil profissionais e técnicos formados, Grupo FASIPE ganha destaque em todo Mato Grosso
22 de Agosto de 2025 as 16h41Governo premia 100 escolas da rede pública de MT com R$ 5 milhões na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT
Governador, vice-governador e secretário divulgaram também 13 estudantes com as maiores proficiências em cada uma das 13 DREs
21 de Agosto de 2025 as 15h18Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas
Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano
21 de Agosto de 2025 as 07h50Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025
Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital
15 de Agosto de 2025 as 07h18Governador anuncia licitação e 100% das escolas estaduais terão quadras
Mauro Mendes afirmou que melhorar a infraestrutura das unidades é prioridade
14 de Agosto de 2025 as 15h00Projeto Bombeiros do Futuro forma 48 alunos da rede pública de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 13h00UFMT oferta 238 vagas remanescentes no Campus Sinop
12 de Agosto de 2025 as 16h01Inscrições para Vestibular Unemat 2026 iniciam no dia 25 de agosto
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
12 de Agosto de 2025 as 16h10