Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Leitura e cultura

Educação municipal comemora o Dia Nacional do Livro Infantil com inúmeras atividades

Educação | 18 de Abril de 2022 as 15h 28min
Fonte: Ana Rodrigues

Foto: Assecom

As escolas da rede municipal de educação prepararam uma programação de incentivo à leitura, para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado hoje (18), e também pelo dia mundial do livro (23 de abril). São atividades que aproximam os alunos dos livros e valorizam a data, que marca o nascimento de Monteiro Lobato, o mais reconhecido autor infanto-juvenil do Brasil.

As atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil ocorrerá durante a semana por toda a rede municipal de ensino do município. Esta importante ação visa despertar a curiosidade nas crianças por meio da imaginação das histórias contadas.

Algumas escolas estão realizando trabalhos de leitura e pesquisas, à exemplo do Projeto Leitura, Cultura e Movimento desenvolvido pelas professoras Edinéia de Arruda Américo e Cristiani Livi, da escola de ensino fundamental Armando Dias, que prepararam a Semana da Literatura Infantil, que iniciou hoje e segue até o dia 20.

A programação tem como objetivo estimular o gosto pela leitura por meio de atividades lúdicas, oportunizando aos alunos práticas de leitura nos três níveis de expressão: escrita, oral e visual. Uma maneira também de incentivar os alunos a frequentar a Biblioteca Municipal, buscando lazer e informação. O projeto atenderá mais de 800 alunos do Pré fase II, ao 5° ano do ensino fundamental, com diversas atividades literárias.

Em outras escolas, os alunos estão tendo a oportunidade de participarem de apresentações teatrais e culturais sobre as diferentes obras. Entre eles está o trabalho da professora e autora, do Livro “Abraçada pelas Pernas”, Jaqueline Diel, que está realizando a contação de histórias com os alunos.

Também, de forma lúdica e prazerosa, as escolas organizaram diferentes espaços para comemorar a data, com livros e personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo em exposição nas árvores do pátio, o qual foi transformado em um grande espaço de leitura, com varal e carrinho da leitura à disposição dos pequenos e grandes leitores.