Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Ano letivo

Educação divulga período de matrículas e rematrículas para alunos da rede municipal para o próximo ano letivo

O cronograma organizado pela secretaria, iniciou agora neste mês de outubro e segue até o começo de março do ano que vem

Educação | 05 de Outubro de 2023 as 15h 24min
Fonte: Vanessa Kienen - Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, informa os pais que devem ficar atentos ao período de matrícula, rematrícula e redimensionamento dos alunos da Rede Municipal de Ensino, para o Ano Letivo de 2024. O cronograma organizado pela secretaria, iniciou agora neste mês de outubro e segue até o começo de março do ano que vem, dividindo os procedimentos em várias etapas, conforme horário de atendimento das unidades escolares.

A Secretária de Educação, Sandra Donato ressalta que os pais devem ficar atentos a esses períodos e irem até a escola do seu filho. “É importante que os pais não percam os prazos, porque isso acarreta em prejuízos futuros, com a perda da vaga. Lembrando que nós temos todo um cronograma de datas, o período de rematrículas, e o período de matrículas, para alunos transferidos, de outros períodos e para os alunos novos”.

Ela explica ainda que no início do próximo ano será realizada a segunda etapa de matrícula. “Essa etapa é para aqueles alunos da demanda reprimida, ou seja, para os pais que não conseguiram vaga, no ano de 2023 para 2024, que ele ficou aguardando a organização das turmas. No início do ano letivo a gente retoma novamente, mediante o número de vagas disponibilizado”, frisou a secretária. 

 

CONFIRA O CRONOGRAMA:

1 - A renovação de matrícula dos alunos de Educação Infantil e Ensino  Fundamental que irão permanecer na escola no ano letivo de 2024 teve início no dia 02/10/2023 e segue até o dia 20/10/2023. 

2 - Já a matrícula de alunos que mudaram de bairro ou estão distantes da residência e serão remanejados conforme a disponibilidade de vagas  nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede  municipal será de 30/10/2023 a 03/11/2023. 

3 - A matrícula dos alunos da rede municipal encaminhados de creche para  pré-escola, incluindo a demanda reprimida da Secretaria Municipal de  Educação, Esporte e Cultura, será de 13/11/2023 a 24/11/2023. 

4 - Para os alunos de 1º ano nas escolas de Ensino Fundamental para alunos encaminhados pelas escolas de Educação Infantil da rede municipal, as matrículas serão de 21/11/2023 a  08/12/2023. 

5 - A primeira etapa de matrícula de alunos novos que completam 4 (quatro) e 5 (cinco) anos até 31/03/2024, pré-escola, e de alunos novos de  Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, será de 12/12/2023 a  15/12/2023.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (REMATRÍCULA): 

Para a efetivação da rematrícula, etapa de confirmação que o aluno irá permanecer na escola no próximo ano letivo é necessário apresentar os documentos atualizados:

*Cópia do comprovante de endereço: fatura de energia elétrica do mês atual ou recente até 03 (três) meses;

*Cópia do cartão de vacina do aluno juntamente com carimbo ou declaração de vacinação emitida pelo órgão responsável;

*Declaração do órgão responsável constando o Número de Identificação Social - NIS do aluno para beneficiário do Bolsa Família.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (MATRÍCULA):

*Documentos do aluno (a);

*Certidão de Nascimento;

*Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

*Cartão do SUS;

*Cartão de vacina juntamente com carimbo ou declaração de  vacinação emitida pelo órgão responsável;

*Declaração do órgão responsável constando o Número de Identificação Social - NIS do aluno para beneficiário do Bolsa Família;

*Foto 3x4 para alunos da Educação Infantil.

 

Documentos do responsável:

*Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

*Comprovante de endereço: fatura de energia elétrica do mês atual ou recente até 03 (três) meses;

*Título de eleitor do município de Sinop, caso o responsável resida a mais de 03 (três) meses no município.

Para efetuar a matrícula é necessário apresentar todos os documentos originais e também entregar cópia legível. A escola não assume a responsabilidade pela reserva de vagas no caso em que o responsável não compareça à escola no prazo estabelecido para realizar a matrícula ou rematrícula. É de total responsabilidade da família a realização da matrícula da criança na escola e data estabelecida.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL (Período pré-matrícula - lista de espera)

O cadastro para crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos para a Educação Infantil, creche, será realizado on-line, página: prematricula.sinop.mt.gov.br conforme o cronograma:

1 - Dia 20/10/2023 encerra a pré-matrícula, on-line, de crianças que completam 4  (quatro) anos até 31/03/2024;

2 - Já no dia 30/11/2023 encerra a pré-matrícula, on-line, de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos para o ano letivo de 2023.

A efetivação da matrícula na escola ocorrerá mediante ao encaminhamento da Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, que dispõe sobre a Lista de Espera.