Mais segurança
Detran-MT regulamenta credenciamento de empresas de desmonte e venda de peças usadas no Estado
Com a nova portaria, só empresas credenciadas poderão desmontar veículos e vender peças usadas, sob controle rigoroso de um sistema informatizado.
Educação | 26 de Setembro de 2025 as 14h 49min
Fonte: Lidiana Cuiabano - Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) regulamentou, por meio da Portaria nº 568/2025, o credenciamento de empresas que atuam com desmonte, venda e destinação de peças de veículos usadas no Estado.
Com a nova portaria, somente empresas credenciadas pelo Detran-MT poderão realizar o desmonte de veículos e a comercialização de peças usadas, garantindo maior controle e segurança por meio de um sistema informatizado de gestão. As peças serão identificadas com etiquetas próprias, possibilitando o rastreamento da sua origem e destino.
Além da regulamentação do credenciamento, o Detran-MT firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Polícia Militar. O objetivo é integrar ações de controle e fiscalização, ampliando a eficiência no monitoramento da atividade e garantindo maior segurança para a sociedade.
“A união de esforços entre os órgãos irá intensificar a prevenção e o enfrentamento de crimes relacionados ao desmanche de veículos. Além disso, o credenciamento das empresas trará mais segurança e transparência na hora de comprar peças usadas. As peças de veículos vendidas por empresas credenciadas terão procedência garantida e poderão ser rastreadas, reduzindo o risco de adquirir produtos de origem ilegal”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Com a medida o Detran-MT espera inibir o desmanche clandestino de veículos e reduzir os índices de roubos e furtos de veículos no Estado, uma vez que o credenciamento das empresas fortalece a rastreabilidade e a fiscalização sobre a atividade.
A coordenadora de Credenciamento do Detran-MT, Danielle Bastos, explica que a regulamentação estabelece critérios técnicos e operacionais para o funcionamento das empresas, criando um ambiente mais seguro tanto para o mercado quanto para os consumidores.
“O credenciamento traz transparência ao setor, fortalece o combate à ilegalidade e garante que apenas empresas devidamente regularizadas possam atuar. Isso gera mais confiança para quem compra, protege os cidadãos e contribui diretamente para o enfrentamento da criminalidade vinculada ao comércio irregular de peças”, ressaltou Danielle Bastos.
Notícias dos Poderes
Novos valores de pedágio passam a valer no sábado
Inflação e inclusão de novos investimentos no contrato de concessão compuseram o cálculo
26 de Setembro de 2025 as 15h18Idoso morre após bater carro na traseira de carreta estacionada
Vítima morreu ainda no local
26 de Setembro de 2025 as 15h04Colisão entre duas motocicletas deixa um morto
Vitimas seguiam em sentidos opostos quando houve a colisão
26 de Setembro de 2025 as 14h58Aluguel do novo prédio da Escola Militar custa R$ 49 mil
Imóvel usado por faculdade será compartilhado com a escola estadual
26 de Setembro de 2025 as 14h54Caminhão cegonha tomba na BR-364 e mata motorista
Vítima conduzia um caminhão cegonha carregado com nove veículos quando o veículo tombou às margens da pista.
26 de Setembro de 2025 as 14h48Bombeiros encontram pescador morto e buscam por outras 3 pessoas da família após afogamento
No total, seis pessoas estavam no barco pescando no lago do Rio Jauru (MT) quando o acidente ocorreu.
26 de Setembro de 2025 as 14h11TCE suspende concurso com vagas para 11 municípios de MT por falta de estudo orçamentário
Concurso previa o preenchimento de vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, além da formação de cadastro de reserva. As provas estavam marcadas para o próximo domingo (28).
26 de Setembro de 2025 as 12h08Descoberta em MT pode aumentar reserva do minério no país; exploração requer mais pesquisas
Nos últimos dois anos, ao menos 18 empresas foram autorizadas a pesquisar os minérios no estado.
26 de Setembro de 2025 as 11h58