75 vagas
Cursos de Libras do Senac-MT estão com inscrições abertas
Instituições em Sinop, Colíder e Nova Brasilândia capacitam profissionais para promover inclusão, por meio da comunicação, entre pessoas ouvintes e surdos
Educação | 20 de Abril de 2023 as 15h 04min
Fonte: Assessoria Sesc

Cursos de níveis básico e intermediário da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão com inscrições abertas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). São 75 vagas disponíveis à população nos municípios de Sinop, Colíder e Nova Brasilândia.
A formação possibilita aos participantes atuarem como tradutores-intérpretes de Libras em diferentes áreas, otimizando a comunicação com pessoas surdas no ambiente social ou profissional e a interação entre ouvintes e surdos.
“Desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. A profissão de tradutor e intérprete da Libras pode ser exercida em vários segmentos, como ambientes educacionais, no meio jurídico, artístico, em eventos e produção audiovisual”, elenca a diretora de Educação Profissional da instituição, Rosana Abutakka.
Os cursos de nível básico, com inscrições abertas em Sinop e Nova Brasilândia, têm carga horária de 160 horas-aula e duração, em média, de dez semanas. Já para a formação intermediária, com turma em Colíder, são quatro semanas de aula, totalizando uma carga horária de 60 horas.
Os interessados devem realizar a pré-matrícula on-line pelo site www.mt.senac.br ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do Senac-MT, pelo WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h15 às 19h45, de segunda a sexta-feira.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Libras – Básico - Sinop
25 vagas
Carga horária: 160 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 15 anos de idade e Ensino Fundamental completo
Libras – Básico -| Nova Brasilândia
25 vagas
Carga horária: 160 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 15 anos de idade e Ensino Fundamental completo
Libras – Intermediário - Colíder
25 vagas
Carga horária: 60 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 16 anos de idade e Ensino Médio incompleto
Notícias dos Poderes
Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15