75 vagas
Cursos de Libras do Senac-MT estão com inscrições abertas
Instituições em Sinop, Colíder e Nova Brasilândia capacitam profissionais para promover inclusão, por meio da comunicação, entre pessoas ouvintes e surdos
Educação | 20 de Abril de 2023 as 15h 04min
Fonte: Assessoria Sesc

Cursos de níveis básico e intermediário da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão com inscrições abertas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). São 75 vagas disponíveis à população nos municípios de Sinop, Colíder e Nova Brasilândia.
A formação possibilita aos participantes atuarem como tradutores-intérpretes de Libras em diferentes áreas, otimizando a comunicação com pessoas surdas no ambiente social ou profissional e a interação entre ouvintes e surdos.
“Desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. A profissão de tradutor e intérprete da Libras pode ser exercida em vários segmentos, como ambientes educacionais, no meio jurídico, artístico, em eventos e produção audiovisual”, elenca a diretora de Educação Profissional da instituição, Rosana Abutakka.
Os cursos de nível básico, com inscrições abertas em Sinop e Nova Brasilândia, têm carga horária de 160 horas-aula e duração, em média, de dez semanas. Já para a formação intermediária, com turma em Colíder, são quatro semanas de aula, totalizando uma carga horária de 60 horas.
Os interessados devem realizar a pré-matrícula on-line pelo site www.mt.senac.br ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do Senac-MT, pelo WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h15 às 19h45, de segunda a sexta-feira.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Libras – Básico - Sinop
25 vagas
Carga horária: 160 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 15 anos de idade e Ensino Fundamental completo
Libras – Básico -| Nova Brasilândia
25 vagas
Carga horária: 160 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 15 anos de idade e Ensino Fundamental completo
Libras – Intermediário - Colíder
25 vagas
Carga horária: 60 horas-aula
Pré-requisitos: no mínimo, 16 anos de idade e Ensino Médio incompleto
Notícias dos Poderes
Unemat abre inscrições para vestibular; veja prazos
25 de Agosto de 2025 as 07h27Com mais de 135 mil profissionais e técnicos formados, Grupo FASIPE ganha destaque em todo Mato Grosso
22 de Agosto de 2025 as 16h41Governo premia 100 escolas da rede pública de MT com R$ 5 milhões na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT
Governador, vice-governador e secretário divulgaram também 13 estudantes com as maiores proficiências em cada uma das 13 DREs
21 de Agosto de 2025 as 15h18Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas
Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano
21 de Agosto de 2025 as 07h50Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025
Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital
15 de Agosto de 2025 as 07h18Governador anuncia licitação e 100% das escolas estaduais terão quadras
Mauro Mendes afirmou que melhorar a infraestrutura das unidades é prioridade
14 de Agosto de 2025 as 15h00