Matriz curricular
Conselho Estadual de Educação homologa Documento Curricular para etapa do no novo Ensino Médio em MT
A Formação Geral Básica deverá ser organizada pelas quatro áreas do conhecimento
Educação | 23 de Dezembro de 2021 as 16h 45min
Fonte: Evelyn Ribeiro - Seduc-MT

O Conselho Estadual de Educação (CEE) homologou o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso - Etapa do Ensino Médio, proposto pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A resolução normativa foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (22.12) e assinada pelo secretário estadual de Educação, Alan Porto.
As mudanças para os estudantes iniciam no próximo ano, de forma gradativa, com os matriculados no 1º ano do Ensino Médio. Os alunos dos 2º e 3º anos darão terminalidade aos estudos na matriz vigente. O documento foi montado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação integral expressa valores, aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.
A etapa Ensino Médio terá carga horária anual mínima de 1.000 (mil) horas, totalizando 3 mil horas. Das 3 mil horas, 1.800 serão para a Formação Geral Básica, com aprendizagens previstas na BNCC, e o restante da jornada (no mínimo 1.200 horas) para os Itinerários Formativos.
“O Novo Ensino Médio é uma de nossas prioridades a serem trabalhadas no próximo ano letivo, pois além de dar condições do estudante de prosseguir nos estudos, ele conseguirá se preparar – escolhendo uma formação que se identifique e, posteriormente, atender as exigências do mercado de trabalho”, destacou o secretário de Educação, Alan Porto.
A Formação Geral Básica deverá ser organizada pelas quatro áreas do conhecimento como, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
Os itinerários formativos, parte flexível do currículo, são constituídos por trilhas de aprofundamento, projeto de vida, e eletivas. As trilhas de aprofundamento compreendem o aperfeiçoamento em uma ou mais áreas do conhecimento, articulado com os temas contemporâneos transversais, educação profissional técnica de nível médio, cursos de qualificação profissional ou Programa de Aprendizagem Profissional.
Notícias dos Poderes
Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32