Protagonismo estudantil
Cinco estudantes da rede estadual são classificados para próxima etapa do Parlamento Juvenil do Mercosul
Selecionados têm até 18 de fevereiro para mobilizar votos para o seu projeto; eleições ocorrem de 19 a 21 de fevereiro
Educação | 13 de Fevereiro de 2025 as 10h 41min
Fonte: Claryssa Amorim - Seduc-MT

Cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso foram selecionados para a etapa de Campanha Eleitoral do Parlamento Juvenil do Mercosul. Cada classificado já produziu o seu projeto e vídeo de campanha com o tema desta edição 2025: “A integração regional e as mudanças climáticas”.
Foram classificados: Yasmim Gomes Evangelista (EE Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Nova Xavantina) - vídeo, Mikaelly Pereira Gomes (EE Militar Tiradentes, de Nova Xavantina) - vídeo, Giovane Prisco Rodrigues Pontes (EE Cora Coralina, de Comodoro) - vídeo, João Manoel Bolognani Silva (EE Mário Spinelli, de Sorriso) - vídeo, Wellita Caroline de Almeida Martins (EE Júlio Muller, de Barra do Bugres) - vídeo.
Para participar dessa etapa, os classificados devem encaminhar todas as documentações necessárias previstas no edital. A coordenação do Parlamento enviará um e-mail com o link do formulário a ser preenchido com o perfil do candidato.
Os candidatos selecionados devem se organizar em suas escolas e comunidade para mobilizar votos para o seu projeto até 18 de fevereiro.
As eleições do Parlamento ocorrem de 19 a 21 de fevereiro, com o resultado preliminar publicado no dia 24 de fevereiro. Jovens de 14 a 29 anos podem votar nos candidatos, pelo link da página do Parlamento Juvenil do Mercosul.
Os três mais votados avançarão para a etapa nacional do programa. Depois, apenas um seguirá para a etapa internacional.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O programa é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
O objetivo é ajudar os estudantes a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.
Podem participar estudantes regularmente matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio em 2024, em escolas públicas municipais, estaduais ou distritais, e que tenham nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.
Notícias dos Poderes
Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11Prefeito articula com vice-governador construção de nova escola de tempo integral para Sinop
13 de Outubro de 2025 as 09h43Termina domingo o prazo de inscrições no processo seletivo da Seciteci
Mais de 100 vagas para professores e técnicos de apoio educacional estão disponíveis em 17 cidades do estado; salários chegam a R$ 12 mil
10 de Outubro de 2025 as 08h30Seduc abre prazo para recursos do seletivo das escolas militares
Candidatos têm até esta quarta-feira (8) para contestar questões e respostas preliminares; gabarito oficial sai dia 14; resultado final será divulgado no dia 24 de outubro
07 de Outubro de 2025 as 16h26Sinop participa do Seminário Estadual da Educação Infantil em Cuiabá
06 de Outubro de 2025 as 09h55Alunos apresentam projetos na feira de ciências do DOM+
04 de Outubro de 2025 as 14h30Seduc abre período de transferências dos alunos dos municípios para rede estadual nesta sexta-feira (3)
Processo vai até 10 de outubro e exige apresentação de documentos na escola; Seduc reforça importância da atualização cadastral
03 de Outubro de 2025 as 14h40