Escola Estadual
Aulas na Escola Militar de Sinop começam dia 20
Educação | 15 de Setembro de 2021 as 10h 32min
Fonte: Redação com assessoria

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta terça-feira (14), a 14ª Escola Estadual Militar Tiradentes em Mato Grosso. A unidade, localizada em Sinop, recebe o nome do 2º Sargento Claudemir França Maciel, tem capacidade inicial para 500 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e vai funcionar no prédio da Faculdade de Tecnologia (Fastech), no bairro Jardim Curitiba.
Mais de 1,5 mil estudantes participaram do processo seletivo para a nova unidade. As matrículas foram realizadas entre os dias 8 e 10 de setembro e as aulas começam no dia 20 deste mês. A disputa também foi grande entre os profissionais da educação, sendo que mais de 600 se inscreveram para fazer parte da nova unidade escolar.
A gestão da escola será da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O município vai custear o aluguel do prédio.
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatizou que a entrega da escola, na data do aniversário de 47 anos de Sinop, marca a virada da educação na cidade. Ele lembrou que há 12 anos não era construída nenhuma sala de aula no município.
“Este ano, o governo já entregou o novo prédio da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, no bairro Jardim das Orquídeas, com capacidade de atender até 1.600 alunos. Nesta terça-feira, anunciamos a retomada das obras da Escola Professora Cleufa Hubner, localizada no bairro Jardim das Nações, além de inaugurar a Escola Militar, um anseio de tantos anos”.
O secretário destacou a organização do prédio onde vai funcionar a escola, além de ser muito atrativo, e confirmou que todos os profissionais já foram atribuídos.
“Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem de nossos estudantes. A criação das escolas militares é uma destas ações e ocorre com apoio da sociedade. Em 2020 tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, destaca o secretário.
Ele ainda enfatizou o bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental foi de 4,5, a menor nota nas escolas militares foi de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb foi de 3,4, nas escolas militares foi de 4,9 a 6,2.
Prefeito de Sinop, Roberto Dorner destacou a importância das parcerias com o governo do Estado, lembrando que não ocorrem só na educação, mas em todas áreas.
“Lançamos hoje os projetos de duas novas escolas, que serão construídas em parceria com o governo do Estado. Recebemos uma escola nova em maio deste ano e hoje a notícia da retomada da obra de mais uma escola que estava paralisada. Eu não podia estar mais alegre que estou. Esta Escola Militar, falavam dela há muitos anos, mas não se concretizava. Hoje temos a inauguração”.
As escolas citadas pelo prefeito estão previstas para serem construídas no Residencial Nico Baracat - que teve as obras retomadas nesta terça-feira e vai abrigar mais de 1,4 mil famílias – e no bairro Terra Rica. Os projetos ainda serão protocolados pelo município na Seduc.
Notícias dos Poderes
Inscrições para seletivo do IFMT terminam neste domingo
27 de Agosto de 2025 as 07h24Mais de 1.500 estudantes participam do 2° Encontro dos Grêmios Estudantis em Cuiabá
Evento ocorreu nesta segunda-feira (25) no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo estudantes e professores
26 de Agosto de 2025 as 14h47Unemat abre inscrições para vestibular; veja prazos
25 de Agosto de 2025 as 07h27Com mais de 135 mil profissionais e técnicos formados, Grupo FASIPE ganha destaque em todo Mato Grosso
22 de Agosto de 2025 as 16h41Governo premia 100 escolas da rede pública de MT com R$ 5 milhões na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT
Governador, vice-governador e secretário divulgaram também 13 estudantes com as maiores proficiências em cada uma das 13 DREs
21 de Agosto de 2025 as 15h18Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas
Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano
21 de Agosto de 2025 as 07h50Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025
Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital
15 de Agosto de 2025 as 07h18Governador anuncia licitação e 100% das escolas estaduais terão quadras
Mauro Mendes afirmou que melhorar a infraestrutura das unidades é prioridade
14 de Agosto de 2025 as 15h00