Debate
Audiência Pública debaterá concurso para UNEMAT
Educação | 24 de Abril de 2023 as 10h 47min
Fonte: Bruna OBadowski – Assessoria Adunemat

Nesta terça-feira (25/4), às 14h, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizará uma Audiência Pública para tratar da demanda por concurso público para contratação de docentes e profissionais técnicos na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A audiência acontecerá na sala de Comissões da ALMT e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais, Rádio Assembleia e TVAL.
A audiência terá a participação do secretário de Estado de Planejamento e Gestão e Ciência, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e da reitora Unemat. Também foram convidados o promotor da 4ª Promotoria de Justiça Cível de Cáceres e os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat-MT) e da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat).
Atualmente, a Unemat tem em seu quadro cerca de 1058 vagas para docentes. O Sistema Estadual de Administração de Pessoas (SEAP), mostra que, em setembro de 2022, 743 eram de docentes efetivos e 677 docentes contratados. O número de contratos temporários nos últimos cinco anos também foi expressivos na Unemat. Para se ter ideia, em maio de 2021, 524 professores tinham contratos temporários, enquanto 743 eram docentes efetivos.
Essa situação vem se agravando nos últimos anos devido à aposentadoria de docentes que entraram nos primeiros concursos, realizados em 1990, 1994 e 1998, e acelerada pela Reforma da Previdência em vigor desde 2019. O último concurso público realizado para professores foi em 2013, ou seja, há 10 anos.
Luta por concurso
A falta de concurso público para a contratação de professores tem sido um tema recorrente no Sindicato dos Docentes, a ADUNEMAT. Segundo o sindicato, a consequência da não realização de concurso é a precarização nas relações de trabalho docente, com sobrecarga de trabalho, instabilidade funcional, impedimentos na proposição de projetos de pesquisa em agências financiadoras, salários inferiores aos efetivos com titulação semelhante, além da insegurança que resulta em prejuízo para a universidade.
Um inquérito civil do MPMT foi inaugurado a pedido da entidade sindical. Desde 2018 o sindicato dos docentes e dos técnicos tem pressionado o Estado pela realização de concurso.
Em 2021, a ADUNEMAT entrou diretamente na justiça do estado com uma ação contra o governo pedindo a realização de concurso público para docentes. Na ocasião, três audiências públicas de conciliação no Tribunal de Justiça foram realizadas em 2022. Na última, realizada em novembro de 2022, o estado, através da procuradoria e da representação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), se comprometeu a constituir, até o fim de fevereiro deste ano, uma comissão para encaminhar os estudos para a realização de concurso para docentes. Tal comissão não foi constituída pela SEPLAG, descumprindo o acordo. O processo está, novamente, em andamento.
Notícias dos Poderes
Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15