Ativista diz que 8 alunos brancos usaram vagas das cotas para entrar em Medicina
Denúncia feita a UFMT pede abertura de processo de investigação
Educação | 31 de Janeiro de 2019 as 16h 21min
Fonte: RDNews

Estudantes que se matricularam no curso de Medicina, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta semana, são acusados de fraude, por usarem ações afirmativas, mais conhecidas como cotas para negros e estudantes de escolas públicas, sem terem o direito. O autor da denúncia e integrante e ativista do movimento negro, Vinicius Brasilino, abriu processo, pedindo que a instituição investigue pelo menos 8 casos suspeitos, na manhã desta quinta (31). A denúncia circula nas redes sociais, onde ele também expôs a suposta fraude, em tom de indignação. Brasilino foi candidato a deputado federal nas últimas eleições pelo PcdoB.
Vinicius relata que uma pessoa o procurou pelo Facebook. “Ontem a noite recebi a denúncia com todos os arquivos”, conta. Segundo ele, a pessoa teria feito uma busca dos nomes no Facebook e constatado as possíveis fraudes no uso das cotas para negros por pessoas brancas.
As possíveis irregularidades aconteceram na semana de matrícula dos aprovados em primeira chamada do Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação. O processo usa a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para ingresso no Ensino Superior. As cotas são políticas afirmativas para que negros, indígenas e demais estudantes em estado de vulnerabilidade socioeconômica consigam acesso as universidades públicas.
“Não só eu, mas várias outras pessoas fizeram denúncia na Ouvidoria da UFMT”, comenta.
Vinicius afirma que também irá buscar o Ministério Público Federal (MPF) pedindo que também investigue as possíveis fraudes. “Parece que não há só estes casos que expusemos. Me parece que tem outros. Não só em Medicina, mas em outros cursos”, especula.
“Se a pessoa comprovar que tem a necessidade de usar a cota, não tem problema nenhum. Mas, àqueles que fraudaram, nós queremos a responsabilização, porque, além de crime de falsidade ideológica, é um desrespeito a um direito conquistado pelo negro brasileiro”, opinou.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ainda não se manifestou sobre o assunto.
Notícias dos Poderes
Dados do IBGE mostram que homens idosos são maioria entre anafabetos de Mato Grosso
Para a população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso foi de 15,7%
23 de Junho de 2025 as 08h32Projeto de inclusão digital transforma vidas de jovens em Sinop
20 de Junho de 2025 as 16h13Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32