Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 14 de Julho de 2024

Menu

Debate

Adunemat realiza 2º Congresso para discutir a carreira e o futuro da UNEMAT

Evento será realizado no campus da UNEMAT em Cáceres, entre os dias 7 e 9 de junho

Educação | 03 de Junho de 2024 as 11h 36min
Fonte: Assessoria Adunemat

Foto: Assessoria Adunemat

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT) promoverá o 2º Congresso da ADUNEMAT nos dias 7, 8 e 9 de junho, no campus da UNEMAT em Cáceres/MT. O evento, que celebra os 35 anos da seção sindical, reunirá docentes para debater desafios e perspectivas da carreira docente no Brasil, com foco especial na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Durante o congresso, serão abordadas questões cruciais para a carreira docente, como os impactos da Lei Complementar 320/2008, às ameaças da PEC 32 da Reforma Administrativa, e as intervenções do governo estadual na vida funcional da UNEMAT. A precarização da carreira, a sobrecarga de trabalho, e o aumento do assédio aos docentes são problemas que receberão destaque nas discussões.

Outros pontos da pauta incluem a urgente necessidade de realização de concursos públicos para docentes, a baixa demanda e evasão nos cursos de graduação, e os desafios enfrentados pelos programas de pós-graduação. A ADUNEMAT também pretende fortalecer a união com outras organizações sindicais e fortalecer a proposta da PEC estadual para estabelecer mesas permanentes de negociação com o governo do estado.

 

Programação Diversificada

O evento contará com uma programação extensa:

07/06 (Sexta-feira):

Chegada dos Congressistas (8h às 12h)

Credenciamento e Instalação do Congresso (14h)

Mesa de Abertura com convidados parceiros (15h)

Palestra de Abertura e debate (16h)

Painel das Subseções (19h)

Encerramento dos trabalhos do dia (21h)

 

08/06 (Sábado):

Grupos de Trabalho para debate do Caderno de Textos (8h)

Almoço (12h)

Plenária para sistematização e encaminhamentos (14h)

Encerramento dos trabalhos do dia (18h)

 

09/06 (Domingo):

Debates e propostas de resoluções sobre a ADUNEMAT (8h30)

Encerramento do Congresso (11h30)

Almoço (12h)

 

Expectativas para o Congresso

A ADUNEMAT espera que o congresso seja um momento de reflexão e diálogo construtivo entre os filiados e filiadas, permitindo um melhor entendimento das necessidades e desafios da carreira docente. O evento visa fortalecer a representação e atuação da seção sindical, promovendo um debate enriquecedor sobre o futuro da educação e da universidade.

O Prof. Domingos Sávio, presidente da ADUNEMAT, destaca a importância do evento: "Este congresso é um marco para nossa categoria. Precisamos unir forças e discutir de forma profunda os desafios que enfrentamos diariamente. A participação de todos é crucial para encontrarmos soluções coletivas e fortalecer nossa luta por uma educação de qualidade e valorização dos docentes."

Para mais informações, entrar em contato com a ADUNEMAT através do e-mail comunicacaoadunemat@gmail.com ou pelo telefone 65 98152-2007 e/ou 65 99941-8879 (WhatsApp).