Em obras
Academia sinopense de Letras busca novos imortais
São 11 novas cadeiras para serem preenchidas pelos sinopenses que produzem letras e ciência
Educação | 20 de Outubro de 2016 as 17h 55min
Fonte: Jamerson Miléski

A ASCL (Academia Sinopense de Ciência e Letras), está abrindo suas portas para novos intelectuais. O grupo formado por 14 membros produtores de conteúdo que residem em Sinop quer expandir em número de integrantes. A partir de agora a Academia passa a ter 25 cadeiras, das quais, 11 estão vagas.
É o que explica o presidente da ASCL, Irineu Bruno Jaeger. Segundo ele, todos os amantes das Letras e da Ciência podem se candidatar ao posto de “imortal” – título que faz uma referência aos autores de obras e conhecimento que transcendem a sua existência terrena.
Para postular uma das cadeiras basta dar o nome, os dados de contato pessoal e a obra que tenha publicado ou pretenda publicar. Jaeger explica que as obras podem ser teses de mestrado/doutorado ou estar relacionado com o interesse social.
A academia não cobra taxa de inscrição. O material de cada candidato pode ser entregue à um dos 14 membros da ASCL ou pelo site da academia: www.ascl.com.br.
Atualmente os membros da Academia se reúnem mensalmente em sua sede, na secretaria de Educação. O grupo colabora com projetos literários e ações da secretaria da Diversidade Cultural. Recentemente a ASCL recebeu em doação da prefeitura um terreno para a construção de sua sede própria. O “QG” da ASCL ainda está na fase de esboço, com o projeto sendo elaborado pela equipe do curso de Arquitetura da Unemat.
A ASCL existe desde 2008 e tem como propósito reunir e estimular o exercício da escrita e da produção de conteúdo, literário, científico, acadêmico e jornalístico no município de Sinop.
Notícias dos Poderes
Dados do IBGE mostram que homens idosos são maioria entre anafabetos de Mato Grosso
Para a população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso foi de 15,7%
23 de Junho de 2025 as 08h32Projeto de inclusão digital transforma vidas de jovens em Sinop
20 de Junho de 2025 as 16h13Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32