Rindo litros
Venda de cerveja em Sinop aumentou 43% no ano de 2015
Apenas da marca AmBev são 2,6 milhões de litros de cerveja por mês consumidos em Sinop
Economia | 31 de Dezembro de 2015 as 12h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

Oscar Wassam está até agora tentando entender o que foi que aconteceu. Ele é o proprietário da Disbenop, distribuidora dos produtos da marca AmBev para Sinop e região. Oscar já fez contas, comparou com o cenário nacional e até com o crescimento mundial da marca que é responsável pela fabricação de 7 entre as 10 cervejas mais vendidas do mundo. “Só pode ter sido o calor que fez esse ano. É a única explicação”, brinca Oscar.
A Disbenop registrou em 2015 um aumento nas vendas de cerveja na ordem de 43% no comparativo com o ano anterior. Esse é o percentual referente ao mês de outubro. Segundo Oscar, o pico de vendas nesse setor ocorre nos meses de novembro e dezembro. Ou seja, o crescimento pode ser ainda maior do que o registrado. “Geralmente os meses de janeiro e fevereiro são ruins. Mesmo com o carnaval, o consumo cai. Nesse ano não aconteceu isso. Desde o inicio as vendas se mantiveram aquecidas”, comenta o empresário.
Cerca de 90% dos produtos AmBev consumidos em Sinop e mais 16 municípios da região são comercializados pela Disbenop. A exceção são as compras diretas feitas por algumas empresas do varejo. A distribuidora atende 1,4 mil pontos de vendas na região. A maior parte da produção vem da unidade da AmBev em Cuiabá. A “palitinho”, como é chamada a latinha de cerveja de 239 ml, carro-chefe da revenda em Sinop, vem de Uberlândia (MG).
Até o primeiro semestre de 2015, a AmBev aumentou suas vendas no território brasileiro em 10%. Segundo Oscar, em anos bons, o consumo de cerveja em Sinop subiu entre 12% a 16%. Os 43% registrados em 2015 estão totalmente fora da curva, mesmo nas projeções mais otimistas.
Principalmente porque a cerveja foi um dos produtos que tiveram aumento dos impostos. O ICMS das bebidas em Mato Grosso subiu 35%. O governo federal incidiu um aumento na tributação das bebidas alcoólicas de 20%. Some a isso o custo do frete que subiu devido ao aumento dos combustíveis e o encarecimento no custo de produção provocado pelos reajustes nas tarifas de energia, que alimentam as indústrias. O resultado é uma cerveja que em outubro de 2015 custa um terço a mais que a mesma cerveja em outubro de 2014. “Desde que a Disbenop começou, em 1998, nunca vendeu-se tanta cerveja”, comemora Oscar.
O empresário não revela o valor do seu faturamento nem os quantitativos das vendas, como quantas cervejas em lata, em garrafa, longneck e litro. Depois de certa insistência Oscar concordou em passar pelo menos uma medida para ajudar a mensurar o volume de cerveja consumido nesse ano de tanta abundância. “Vou passar o volume em hectolitros”, cedeu.
Segundo Oscar, a Disbenop vende por mês 26 mil hectolitros de cerveja das marcas que integram a AmBev. Um hectolitro corresponde a 100 litros. Ou seja, são 2,6 milhões de litros de cerveja por mês. É o suficiente para encher duas vezes o maior reservatório da Águas de Sinop, empresa responsável pelo abastecimento da cidade. Ou se preferir, 2 latinhas de cerveja por dia para cada habitante de Sinop, de recém nascido à idoso.
É cerveja suficiente para deixar a cidade inteira animada.
Notícias dos Poderes
Brasil é o 4º país com maior proporção de jovens que não trabalham nem estudam, diz OCDE
11 de Setembro de 2025 as 12h15Quais são as profissões com o maior e menor salário de contratação no Brasil?
11 de Setembro de 2025 as 08h20Arrecadação do ICMS no turismo em MT cresce 203% e setor movimenta R$ 94 milhões
10 de Setembro de 2025 as 15h11Dinheiro 'esquecido' em bancos ainda soma R$ 10,7 bilhões; veja se tem direito
10 de Setembro de 2025 as 12h28BYD supera a Honda e já é a 7ª marca que mais vende automóveis 0km no Brasil; confira ranking
SUV híbrido Song é o mais vendido da chinesa no ano, com 23.654 unidades
09 de Setembro de 2025 as 12h45O que o Banco Central sabe sobre as brechas que facilitam ataques ao Pix
Autoridade monetária prepara novas regras para fechar corrigir falhas usadas pelo crime organizado para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio
09 de Setembro de 2025 as 13h30Preço da carne sobe mais de 20% em um ano no Brasil, mesmo com tarifaço que Trump impôs aos produtos de exportação
Parte da alta pode ser explicada pela estiagem típica dessa época do ano. Com menos pasto, o boi leva mais tempo para engordar
09 de Setembro de 2025 as 08h47Saiba como buscar negociação de pagamentos atrasados do IPVA 2025
Motoristas podem parcelar valores atrasados em até seis vezes, caso valores não tenham sido inscritos em dívida ativa
09 de Setembro de 2025 as 08h10