Sem impedimento
Tribunal de Contas de MT decide que servidor público pode ser dono de empresa privada
Economia | 24 de Setembro de 2025 as 15h 50min
Fonte: TCE-MT

O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apontou que a participação de servidor público como sócio administrador em empresa privada não configura, por si só, infração disciplinar. A irregularidade só se caracteriza quando houver efetivo exercício de atos de gestão, prejuízo ao serviço público ou conflito de interesses.
Sob relatoria do conselheiro José Carlos Novelli, o processo foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (23) e responde a uma consulta formulada pelo Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis (IMPRO).
Em seu voto, Novelli ressaltou que a atuação empresarial só será considerada irregular quando ficarem comprovadas situações que comprometam os deveres funcionais. “A mera inscrição formal nos atos constitutivos da empresa gera apenas uma presunção relativa de atuação, não bastando para aplicação imediata de penalidade”, afirmou.
Seu posicionamento considerou o parecer da Comissão Permanente de Normas e Jurisprudência (CPNJur) e do Ministério Público de Contas (MPC). Além disso, teve como base normas do Estatuto dos Servidores Públicos de Mato Grosso e precedentes estabelecidos em processo sobre o mesmo tema já julgado pelo Tribunal.
“Naquela ocasião, o Plenário desta Corte de Contas entendeu que a infração disciplinar prevista em dispositivos semelhantes aos analisados somente se configura quando a atuação empresarial for exercida de fato ou quando houver transação com o ente público”, ressaltou.
Quanto à compatibilidade do exercício da função pública e da constituição como Microempreendedor Individual (MEI), o relator destacou que não há impedimento, desde que não haja vedação expressa no ente em que o servidor está vinculado e que a atividade empresarial não interfira nos deveres funcionais.
“Mesmo que a figura do MEI pressuponha atuação pessoal e habitual, não se pode concluir, em tese, que toda inscrição como microempreendedor caracterizará automaticamente infração disciplinar, devendo a compatibilidade ser examinada à luz da norma estatutária específica”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Sindicato dos Jornalistas pede sindicância para apurar conduta de vereador
Representação protocolada suscita quebra de decoro parlamentar por ataque a honra do jornalista
25 de Setembro de 2025 as 15h20JBS fecha acordo de R$ 5 milhões após 230 processos por falhas em saúde e segurança do trabalho em MT
Ministério Público apontou que o frigorífico descumpriu regra de pausas para funcionários expostos a ambientes de baixas temperaturas
25 de Setembro de 2025 as 14h44Mais de R$ 20 milhões são devolvidos a aposentados e pensionistas de MT
Os valores são referentes a descontos indevidos em benefícios do INSS e já alcançaram 27.609 pessoas no estado.
25 de Setembro de 2025 as 14h11Ram e caminhão se envolvem em colisão na BR-163
Não houve registro de feridos
25 de Setembro de 2025 as 11h34Idoso morre atingido por raio durante chuva em chácara
Chovia forte no momento do ocorrido
25 de Setembro de 2025 as 11h25CDL Sinop celebra os destaques do comércio neste sábado
25 de Setembro de 2025 as 07h58Lei suspende incentivos fiscais à Azul após cancelamento de voos em Mato Grosso
25 de Setembro de 2025 as 07h00Licenciamento de veículos com placa final 9 deve ser pago até 30 de setembro
A taxa pode ser emitida pelo site do Detran, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão
24 de Setembro de 2025 as 16h19