Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 10 de Outubro de 2025

Menu

Sinop

Setor da construção mantém aquecimento e supera 60 mil m² edificados em setembro

Economia | 09 de Outubro de 2025 as 13h 00min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

O setor da construção civil, em Sinop, continua em ritmo acelerado e confirma sua importância para o desenvolvimento econômico do município. Dados da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação mostram que, em setembro de 2025, foram emitidos, pelo menos, 166 alvarás de construção, totalizando 60.435 metros quadrados construídos.

Dos 166 alvarás emitidos em setembro, 89 foram para construções unifamiliares, 13 multifamiliares, 52 comerciais, 10 de uso misto e 2 institucionais. Além disso, foram expedidos 262 habite-ses, 14 processos de unificação, 10 de desmembramento, 18 renovações de alvará e 6 autorizações de demolição.

A secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, destacou que os números confirmam o papel essencial da construção civil no desenvolvimento urbano e econômico de Sinop. “A construção civil é um dos setores que mais movimenta a economia de Sinop, impulsionando desde a geração de empregos até o fortalecimento do comércio e dos serviços. Cada novo alvará representa investimento, confiança e desenvolvimento. Por isso, temos buscado aperfeiçoar constantemente nossos processos, garantindo agilidade e segurança jurídica para que o setor continue crescendo de forma planejada e sustentável”, afirmou.

De janeiro a setembro deste ano, o município emitiu 1.663 alvarás de construção, contemplando empreendimentos de diferentes portes e finalidades, e 1.278 habite-ses, que atestam a conclusão e regularização de obras junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. No acumulado do ano, 527.041,68 metros quadrados foram construídos, distribuídos entre edificações residenciais, comerciais, multifamiliares e institucionais.